3 factos interessantes sobre o cérebro de que é bom ter conhecimento!


1. Verdadeiro workout para neurónios
Aprender, o processo que nos permite adquirir informação sobre o nosso mundo, mantém o bom funcionamento do nosso cérebro. Ou seja, para manter e criar novas células cerebrais, é mesmo necessário exercitá-las.

E à semelhança do nosso corpo, se maior esforço for necessário para aprender, melhor. Ou seja, se formos alguém com especial facilidade em aprender coisas novas, o mais provável é que não estejamos a dar mesmo o que fazer aos nossos neurónios. Estamos só a dar um passeio, calmamente! Então, se queremos desafiá-los, mantendo-os saudáveis, devemos aprender matérias que consideremos difíceis para nós (fazendo-os dar uma corridinha). :)

2. Atenção às dietas rigorosas
Para qualquer tipo de função que exija pensar, prestar atenção e ter auto controlo, motivação, necessitamos de uma fonte nutricional especial de glucose.
Parece mesmo irónico que para conseguirmos fazer dieta, intenção que muitas vezes envolve ter autocontrolo para evitar certo tipo de alimentos, precisamos de níveis estáveis deste sacarídeo!
Este pode ser encontrado em proteínas e carbonatos complexos, tal como yorgurtes light, morangos frescos, vegetais, peixe ou frango grelhado, por exemplo.
O psicólogo Roy Baumeister(i), da Universidade Florida State explicou o papel essencial da glucose:"O corpo humano é indubitavelmente um sistema de energia. A evolução deu-nos cada vez mais complexas formas de agir, que é cara em termos de consumo de combustível.".

3. O significado que damos à inteligência dita os nossos resultados
Num artigo de Carol Dweck(ii), foi mostrado que duas diferentes formas encarar o significado de inteligência afectam a performance dos estudantes na escola.
Dweck fez o levantamento de uma série de estudos - e ela própria conduziu uma investigação - que apontam para o facto de os estudantes que tinham uma ideia que a inteligência é inata, desistiam quando encontravam problemas. Estes imaginavam que tinham atingido o seu limite, porque concluíam que se fossem mais inteligentes conseguiriam resolvê-los facilmente.
Já os estudantes que tinham ideia que a inteligência é algo que se melhora com o estudo e esforço, tratam problemas como oportunidades para melhorarem a sua inteligência, atingindo melhores resultados.
Na verdade, não há consenso científico sobre se a inteligência é inata ou não. Estudos apontam para o facto que se devidamente treinado e estimulado para aceder a mais informação, ele responde positivamente, como já referimos.
Mas independentemente do factor físico, está agora provado que a crença possibilitadora no que diz respeito ao melhoramento contínuo da inteligência -enquanto resposta a problemas -, aumenta exponencialmente a probabilidade de sucesso.

Depois saber destes factos, gostaríamos de lhe perguntar:

- O que vai escolher aprender hoje?

- Tem tido uma alimentação cuidada, "amiga do seu cérebro" ("brain friendly")?

- Que tipo de crença tem em relação à inteligência e que tipo de crença passa aos seus?



(i) Artigo publicado no Journal of Personality and Social Psychology
(ii) Professora das cadeiras de 'Personality and Social Development' e de 'Motivation' na Universidade de Stanford



Beatriz Costa, Inspirational Communication Manager @LIFE Training

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