Estratégias para objectivos

Qual é a tua estratégia para te agarres ao teu objectivo: comprometido ou envolvido?

É uma questão que me passa pela mente cada vez que estabeleço um objectivo.

Estarei comprometido com o objectivo estabelecido?
Se sim, sinto-me responsável pelo cumprimento das pequenas etapas, bem definidas no tempo para concretizá-lo, pela partilha com o meu "peer group" sem receios de o fazer, pela "garra" a que o proponho fazê-lo, pela forma como me motiva e inspira.

Ou, estarei ...envolvido?

Ou seja: esperando que apareça a melhor oportunidade para finalizar (ou mesmo começar) as tarefas inerentes, esperando e/ou culpando alguma coisa, alguém, de que não foi possível e que não depende de mim. Pensar que é absurdamente irrealista e outras tantas auto-sabotagens que possa juntar à lista...

Do meu ponto de vista e pela experiência que tenho, posso dizer-vos que cada vez que me envolvo, os acontecimentos vão passando (e por vezes desmotivo-me). Eu sei que só atinjo os meus objectivos quando me comprometo com eles; a melhor maneira de de o fazer é transformá-lo em SPIDER. Esta forma garante-me mais um passo à frente na sua concretização, muitas vezes até antes de o prazo final ou então com resultados mais surpreendentes!

Hoje, garanto o sucesso dos meus objectivos comprometendo-me a mantê-los SPIDER, vivos, criativos e de uma forma consistentemente flexível!

Neste preciso momento, estou a preparar uma Maratona num prazo curto de preparação, consistente, com uma ligação consciente-inconsciente a um nível muito profundo com a meta de a fazer em 3h15 (após uma lesão nos joelhos!). A minha experiência com o método SPIDER é que os objectivos a que me proponho tendem a ocorrer mais cedo ou mais rápido que o previsto ...Um destes dias conto-vos em pormenor o que fiz, atingi e quando!

Alexandre Caramez, Maratonista e Practitioner PNL LT/ITA

Leia também