A melhor altura para iniciar...

Dia de 22 de Setembro marca a entrada do equinócio de Outono também para Portugal. A palavra equinócio deriva do latim aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", isto significa que os dias tem o mesmo “tempo” que as noites. Para muitos dos leitores, também significa, um recomeço, uma nova etapa, um recolher dos frutos plantados e amadurecidos e semear novos e mais resistentes para sobreviverem à intensidade do Inverno.

A minha proposta é pensarmos um pouco no que poderemos aproveitar deste novo momento para as nossas vidas.

Muitas são as pessoas que já começaram a trocar as roupas do seu guarda-fatos. Trocando as peças mais soltas e frescas por malhas e casacos, preparando-se para receber os ventos mais frescos. Assim, também, deveremos preparar a nossa empresa e a nossa vida, pensando que chega uma nova etapa e que pode igualmente ser alegre, divertida e proveitosa.

O outono traz consigo a queda das folhas das árvores caducas, aproveite e faça o mesmo com as coisas que já não usa, com as folhas e dossiês que guardou até aqui e já não lê há pelo menos 3 meses. Arquive, também, aqueles os documentos do seu computador que representam projetos que já terminaram ou ficaram adiados. Na sua casa aproveite para deitar fora ou doar peças que já não utiliza. Aproveite também para alterar hábitos que possam ser prejudiciais e manter todos os que potenciam os seus melhores resultados.

Um ambiente limpo faz fluir as ideias e deixa-nos soltos para novos projetos e soluções.

O outono é a estação da colheita, colha também o que aconteceu neste primeiros 6 meses do ano. Reúna a sua equipa, a sua empresa e falem sobre o que aconteceu de bom e os pontos que podem melhorar para que o Inverno seja seguro e sem sobressaltos. Analise os resultados obtidos na sua vida até aqui e analise o que precisa de dar continuidade e o que pode alterar para melhorar os seus resultados. Envolva todos nesta conquista e fique grato e siga em frente, para o futuro que é o agora. Na sua casa, conversem sobre como vai ser este novo momento, as rotinas para os novos horários escolares e de atividades e como vão garantir uma energia de sol. Organizem-se!

Chorar não devolve colheitas perdidas, apenas colherá mais se semear de novo!

Este também é o tempo de criar reservas energéticas para os momentos de menos luz que o Inverno entrega. Assim, aproveite os momentos no exterior, escolha agasalhar-se e estar ao ar livre, respirar. Na sua empresa dedique algum tempo a pensar sobre as formas de aumentar a luz natural e clarear o ambiente. Em sua casa, abra espaço para alteração de texturas e cores. Muitas vezes nas alturas mais frias as cores tornam-se mais escuras e neutras…Escolha padrões coloridos e crie o seu pequeno mundo quente.

A ausência de luz atrofia a planta mais robusta.
A nossa vida somos nós que a fazemos e o ambiente que construímos à nossa volta pode ser uma alavanca para novas formas de pensar ou criar um bloqueio à fluidez da energia, dos pensamentos.
Vários estudos demonstram que a falta de luz solar interfere na maneira como nos sentimos, assim algumas alterações simples pode fazer mesmo muita diferença no dia-a-dia e logo nos seus resultados.

E o proverbio existe e é dito assim: "Quem planta no Outono, leva um ano de abono"!

Lígia Ramos, empreendedora, criativa, formadora da LIFE Training e especialista em GRH

Leia também