A três meses do final do ano, o que vão responder os seus colaboradores às perguntas: • Estamos a ser eficazes e eficientes nos nossos resultados e planeamento? • Estamos a otimizar o uso dos nossos recursos para o alcance das nossas metas? • O que posso ainda fazer diferente para garantir resultados de sucesso? Outubro pode ser uma excelente altura para medir resultados e redefinir estratégias, envolvendo e comprometendo as equipas nos seus planos de ação. Nestes planos definem-se, atempadamente, os pequenos passos progressivos para o alcance das metas inicialmente estipuladas. Um fator diferenciador é ir medindo os seus resultados ao longo do processo. Por outras palavras: façacheck points e garanta o bom caminho!
Um check point nada mais é que um indicador de proximidade ou afastamento dos objectivos previamente definidos no planeamento. Se cada pessoa fizer uma auto análise dos seus recursos e implementar ações para os adaptar às intenções organizacionais, os próximos 3 meses podem ser diferenciadores.
Check points individuais: • Que recursos tenho disponíveis e vou manter ou aumentar - tudo o que o colaborador tem ativo e o ajuda a realizar os seus objetivos e tarefas com sucesso: foco, organização, conhecimento técnico Que recursos me estão a ajudar a alcançar os meus objectivos? quais deles podem ser melhorados? como o vou fazer?
• Que recursos não tenho disponíveis e vou disponibilizar - tudo o que o colaborador pode adquirir e que o vai aproximar ainda mais de uma melhor performance: ex. motivação Que recursos posso disponibilizar para maximizar os meus resultados? o que posso fazer para disponibilizar este recurso?
• Que recursos vou evitar - tudo o que pode estar a impedir o colaborador de ter bons resultados: ex. má gestão de tempo Que recursos podem estar a afastar-me dos meus resultados? que recursos preciso ter disponiveis ao invés desses?
Quando rentabilizamos os recursos que já temos disponíveis, quando reflectimos sobre os recursos que podem estar em falta ou que podem ser maximizados e evitamos tudo aquilo que nos está a impedir de ter sucesso, transformamos pessoas e organizações em entidades eficientes e eficazes.