O que é o Master Practitioner?

Um dos modelos que utilizo com frequência nas intervenções empresariais que a LIFE Training faz nas maiores empresas do país é o modelo AFC.
Este modelo muito simples divide as competências de cada colaborador em três vértices: Atitude, Ferramentas e Conhecimento.

Quando falo com diretores gerais ou diretores de recursos humanos (em alguns casos responsáveis pelo recrutamento e formação de equipas com muitos milhares de pessoas) sobre este modelo, as respostas surgem rápidas:

1. Todos os vértices são importantes

2. Em processo de recrutamento tende a sobrevalorizar-se Ferramentas (pedindo experiência) e Conhecimento (pedindo formação académica ou especializada)

3. A prazo, o que faz a diferença na eficiência do colaborador é a Atitude

4. A mais importantes das Ferramentas é a Comunicação

5. O mais importante dos Conhecimentos é a capacidade de perceber a psique humana

Por tudo isto, costumo pensar para com os meus botões (uma bela metáfora para inconsciente!) que o candidato perfeito tende a ser um Master! ;)

Com o treino de Master Practitioner, aquilo que alguém alcança é:
- um profundo Conhecimento da sua própria comunicação e da dos outros, e como utilizá-la para obter poderosos resultados de influência

- um alargado conjunto de Ferramentas, com elevado valor terapêutico, com as quais pode fazer a diferença no Mundo
- uma Atitude de Excelência: Objetivos definidos, claros e precisos; Acuidade sensorial desenvolvida e desperta; Flexibilidade comportamental ativa e disponível.

Para mim, pessoalmente, entender, treinar e desenvolver a Atitude, Ferramentas e Conhecimento de Master Practitioner foi um passo decisivo na minha vida. Foi a partir daí que decidi criar as minhas próprias empresas, escrever o meu primeiro livro, facilitar a minha primeira formação profissional, fazer a minha primeira palestra! Os resultados desse investimento foram alavancados de tal forma que, às vezes, dou por mim a imaginar como teria sido a minha vida sem essa experiência.

Quando alguém faz um Curso de Practitioner em PNL (com a ITA/LIFE Training ou com outra escola) inicia uma viagem de auto descoberta, começa a trilhar um caminho rumo à excelência. O passo seguinte é multiplicador: a caixa de ferramentas recebe as estratégias "mágicas" do New Code, a comunicação é estimulada e treinada num nível profissional, a intenção e o alinhamento são levados para o nível seguinte.

Como Trainer da ITA (International Trainers Academy) fico à disposição para questões sobre o programa e seu alcance, formação e treino de Master. E espero por si no Algarve, de 3 a 10 de Junho, para uma experiência fora de série!

Pedro Vieira
CEO & Master Trainer em Programação Neurolinguística LIFE Training
pedro.vieira@lifetraining.com.pt

Veja aqui o Flyer do curso em Master Practitioner PNL

Leia também