5 Ferramentas que o Mourinho vai usar em 2012

Como é que a sua vida mudou nestes primeiros dias do ano?
Com uma situação económica em grande alteração e com uma situação social em alta modificação, que hábitos já modificou?
As empresas e os mercados pedem cada vez mais profissionais que tenham uma crescente capacidade de analisar a situação, focar-se no seu objetivo e abraçar a mudança necessária para o conseguir, aumentando a união das equipas que lidera.
Nesta situação atual, como tem progredido?

Independentemente dos resultados que esteja a obter neste momento, existe sempre possibilidade de os melhorar. E os melhores só se mantêm melhores quando se focam no crescimento continuado.

Ao estudar aqueles que se mantêm no topo durante muito tempo, conseguimos perceber alguns dos hábitos que os permitem atingir este progresso. Ainda não encontrei ninguém perfeito, que ganhe sempre, tenha sempre sucesso e adore todos os resultados da sua vida, por isso, as ferramentas que vou transmitir, não pretendem ser uma fórmula que funcione em todas as situações como uma chave mágica. Pretendo sim, passar algumas dicas práticas que quando treinadas e afinadas começam consistentemente a trazer à nossa vida, mais do que queremos.

Espero que utilize estas ferramentas para atingir o sucesso que procura.

1 – Objetivos Precisos e Inspiradores
A definição de objetivos concretos continua a ser a pedra basilar do sucesso continuado. Em 2012 a objetivos bem definidos é necessário somar a inspiração. O ponto B da nossa vida tem de ser cada vez mais algo que nos aqueça o coração, que nos ponha um sorriso rasgado na cara e nos eleve o espírito. Será fundamental ter esta força adicional para lidar com os desafios adicionais trazidos pela conjuntura.

2 – Observação e Medição
Peter Drucker diz que “o que não pode ser medido, não pode ser gerido”. Numa altura de mudanças rápidas é ainda mais importante observarmos e controlarmos os diferentes indicadores chave, pois é fácil perdermos de vista o que é mais importante. Num mundo cheio de estímulos diferentes e mutação constante que mecanismo vais criar para manteres o que é importante sempre à vista?

3 – Adaptação e Ajustamento
Prefere ter razão ou ser feliz? Mudar é duro e muitas vezes assustador. Quando estiver a enfrentar obstáculos (e eles vão aparecer) vai escolher progredir, sair fora da zona de conforto, testar estratégias diferentes ou falhar “orgulhosamente só”? O caminho para o seu sucesso vai ser recheado de ajustamentos, aprendizagens e mudança. Abraça essa realidade e consiga a realização que busca.

4 – Criar Valor
Se esta premissa base não for a base do seu plano de negócios e marketing do seu negócio, não auguro nada de bom. Se o principal interesse como colaborador de uma empresa, não for o de fazê-la crescer, inovar, acrescentar valor e exceder as expectativas, o desemprego pode mais facilmente bater à porta. Com consumidores mais informados, inteligentes e seletivos e maior oferta de produtos e força de trabalho, nos próximos tempos o verdadeiro sucesso estará reservado para os que inovam e superam.

5 – Grandes Feitos... só com Equipas
Esta é a melhor altura de nos unirmos. Pedir ajuda, reunir consensos, inspirar grupos são apenas algumas tarefas do dia-a-dia dos campeões em 2012. Todos sabemos que os grandes objetivos nunca são conseguidos por apenas um indivíduo, sendo que num momento do tempo onde o sentimento de insegurança cresce, a união proporciona uma maior partilha de ideias, riscos, responsabilidades e tarefas. Este é um elemento critico para a concretização das suas metas.

Comece hoje mesmo o seu sucesso este ano!

Ricardo Peixe, Coach & Trainer na Life Training, Precursor do VencerGT.com

Leia também