5 Crenças tóxicas que arruinam carreiras


O Livro dos Provérbios no Antigo Testamento é, na minha opinião, um dos melhores livros de gestão jamais publicado. Uma passagem em particular contém uma parte de sabedoria a destacar: "O que um homem acredita, assim o é."
Há tempos escrevi neste blogue* sobre crenças que ajudam as pessoas a chegar ao sucesso. No entanto, observei que há outras 5 crenças que tornam as pessoas consistentemente menos bem sucedidas. Certifique-se que não as contém você próprio/a.


1. Defino o meu valor com base no que os outros pensam de mim
Algumas pessoas definem-se com base no que tentam adivinhar que o seu chefe, os seus colegas, familiares e amigos pensam delas. Quando se convencem que estes pensam mal do trabalho delas, estas pessoas tendem a ter falta de auto-confiança para de forma consistente agirem rumo a resultados.


2. O meu passado é igual ao meu futuro

Quando algumas pessoas passam por uma série de más experiências, elas assumem que as suas metas não são atingíveis. Com o passar do tempo, facilmente de desencorajam e evitam situações onde haja risco de falhar. E porque qualquer acção envolve algum risco, estas pessoas acabam por não conseguir fazer esforço significativo.


3. O meu destino é controlado por forças que estão fora do meu alcance

Algumas pessoas pensam que o estado da sua vida, e mesmo o seu potencial enquanto ser humano é determinado pela sorte, destino ou intervenção divina. Esta crença comum (e pateta q.b.) retira-lhes iniciativa, tornando-as passivas até que a sua “sorte” volte.


4. As minhas emoções reflectem com objectividade a realidade

Algumas pessoas acreditam que as suas emoções são causadas por eventos externos. É verdade que as emoções são determinadas pela percepção acerca desses eventos, juntamente com “preconceitos” sobre o significado desses eventos. Estas pessoas acham difícil ou até mesmo impossível sair da sua própria posição e olhar para a situação do ponto de vista de outra pessoa, ou simplesmente de outras perspectivas.


5. A minha meta é perfeita. O que faço tem de ser perfeito.
Porque a perfeição é inatingível, as pessoas que a procuram estão simplesmente a preparar-se para se desiludir. Muitas vezes, se não conseguem algo, os perfeccionistas tendem a culpar o mundo (e tudo em geral), em vez de fazer o que é necessário para obter resultados extraordinários. É por isso que um “perfeccionista bem sucedido” é um oximoro.
Se está a sofrer alguma destas 5 crenças, recomendo que faça o possível para se livrar delas, substituindo-as por outras melhores. Eu explico como fazer isto no artigo "Como ser feliz no trabalho" (neste post, eu chamo-lhes "regras", mas é basicamente o mesmo de "crenças").

Geoffrey James
Um dos jornalistas especializado em gestão mais requisitado do mundo. É autor de livros e inúmeros artigos na área das vendas, gestão e tecnologia

*INC.com
Artigo traduzido por Beatriz Costa, presente no site americano INC.com. Pode ler o original, clicando Aqui

Leia também