Entrevista a Peter Koijen (Holanda)

Nesta entrevista, Peter Koijen, fundador da In2motivation (empresa holandesa de treino comportamental), fala-nos sobre a sua ligação com a Programação Neuro Linguística (PNL) e a International Trainers Association (ITA). Para além disso, oferece ainda a sua opinião pessoal sobre a LIFE Training, empresa portuguesa com quem tem colaborado como trainer internacional.

- Como e quando apareceu a PNL na tua vida?
- A PNL apareceu na minha vida há cerca de 10 anos. Tinha lido sobre o assunto e estava muito curioso sobre os seus efeitos. Depois demorei vários anos até me decidir a participar num curso de Practitioner de PNL. Foi numa altura da minha vida em que as coisas não estavam a funcionar muito bem, quer na minha vida pessoal, quer na profissional. O Practitioner de PNL deu-me tamanho impulso que decidi que queria fazer algo mais com a PNL, enquanto definia novos objectivos para a minha vida. No curso de Master Practitioner, decidi que queria começar a minha própria empresa e tornar-me trainer internacional de PNL. O Master ajudou-me a atirar borda fora as crenças limitadoras que ainda restavam e ajudou-me a dar o passo decisivo para começar a empresa. Isto depois de uma carreira como professional de recursos humanos e formador num grande banco, trabalhando e vivendo sobretudo em países fora da Holanda, de onde sou.

- Quais foram os maiores efeitos práticos que a PNL teve em ti?
- Os maiores efeitos durante o Practitioner foram ter começado a apredner sobre comportamento e a lidar melhor com o stress. O Master ajudou-me a começar o meu negócio! Os efeitos na minha vida foram enormes. E fiquei tão entusiasmado que agora ajudo outros no mesmo processo.

- O que distingue a abordagem da ITA no mundo da PNL?
- A ITA tem uma abordagem muito diferente da clássica. No meu Practitioner e Master aprendi o método clássico de fazer PNL: um conjunto enorme de coisas ponderosas que geram grandes resultados e também uma parte a que se chama de imposição de conteúdo. Isto significa que corres o risco de projectar a tua própria forma de ver o mundo sobre o outro. A ITA tem a abordagem de desenvolver a PNL com intervenções livres de conteúdo. Isto significa que tudo gira em volta de alterações de contexto e estado emocional sem impor o teu próprio modelo do mundo.
Para além disto, a ITA tem um nicho no mercado da PNL pois os seus trainers têm um processo de treino e avaliação bastante melhor do que o de outras escolas. O maior ponto de diferenciação é que os trainers são treinados por John Grinder, co-fundador da PNL, Carmen Bostic St. Clair e Michael Carroll. Os três têm standards de qualidade muito elevados e claramente fazem a diferença no mercado. Digo isto não por ser um dos trainers da ITA, e sim por vários trainers que passaram anteriormente por outros processos com outras escolas o confirmarem!

- Qual a tua percepção do trabalho da LIFE Training?
- Trabalho com a LIFE Training há cerca de um ano como trainer convidado e estou maravilhado. Maravilhado por ser uma organização de treino tão profissional! Conheci o Pedro Vieira durante a certificação de trainer no Reino Unido e imediatamente fizemos uma boa ligação. Quando ele me convidou para ser trainer convidado em Portugal, senti-me muito honrado, claro. E, desde o primeiro momento, senti-me parte da equipa. Esta é a equipa mais profissional com que já trabalhei! LIFE Training para mim é treino para a vida! O que quero dizer com isto é que, de acordo com a minha experiência, têm tudo para oferecer uma vida melhor. Desta forma, espero trabalhar mais com o Pedro e a equipa no futuro próximo. Neste sentido, Portugal transformou-se numa segunda casa para mim… embora o meu português ainda esteja enferrujado!


Para mais informações sobre as Certificações Internacionais em PNL com Técnicas de Coaching da Life Training, clique aqui ou envie um email para ana.vieira@lifetraining.com.pt.
Aproveite o desconto promocional até dia 31 de Outubro!

Flyer sobre a certificação

Leia também