Soluções inovadoras: precisa-se!

Assistimos hoje a uma revolução de tendências que influenciam inevitavelmente o mundo empresarial. Este facto traz-nos a necessidade de permanecermos actualizados, que pode levar à reinvenção nas nossas empresas, quase permanente! Inevitavelmente, mudar passa a ser palavra de ordem para a sobrevivência das organizações.
Torna-se assim necessário perceber que a criatividade e o sentido de oportunidade são, mais do que nunca, autênticos recursos estratégicos.

Posto isto, fizemos uma busca pela maior rede de conhecimento do mundo (a world wide web) e seleccionamos para si dicas práticas para o ajudar a inovar. E inovar aqui pode significar aprimorar um sistema, criar um produto/serviço ou encontrar uma solução para um problema, em geral, numa empresa!

Primeiro e antes de tudo, tenha uma visão do seu negócio que o inspire na busca de soluções, sempre. Partilhe esta sua visão com as pessoas com quem trabalha. Se é um colaborador e a empresa onde trabalha não possui uma, reflicta e crie-a, para si! Esta não é uma dica, é "A" dica.

- Seja persistente na busca de originalidade. A par de uma flexibilidade nas estratégias, opte pela inovação e por soluções que se coadunam com a sua visão de negócio e características de marca.

- Conheça bem a concorrência, mantenha-se informado acerca dos seus passos, para poder fazer diferente.

- Estabeleça objectivos relativos a inovação, para si e para a sua equipa.

- Desenvolva a sua capacidade de empatia: através da observação dos seus clientes, de uma verdadeira atenção aos mesmos, surgem ideias relativamente a novos produtos ou formas de colmatar de necessidades.

- Simplifique: métodos complexos tornam-se morosos de colocar em prática. No meio, pode perder-se uma boa ideia.

- Faça brainstormings com a sua equipa: inovação anda passo a passo com colaboração e comunicação. E um brainstorming entre colegas de trabalho pode até acontecer à hora do almoço!

- Quebre as regras: É como o fenómeno que ocorre aquando da contratação de um novo colaborador, que permite em que diferentes processos se possam juntar a novas formas de fazer (sempre) melhor. Uma pessoa que ainda não faz parte do sistema tem a capacidade de olhar de fora e perceber as fragilidades, bem como o que pode mudar com maior facilidade. Afaste-se para ver a situação, o todo, e depois quebre os processos que apesar de dados como adquiridos, deixaram de funcionar.

- Escreva as suas ideias, sempre: É importante o registo destas à medida que nascem, para futuro desenvolvimento e segurança de que não se perdem!

- Fuja do óbvio: através da busca de referências fora da sua área de actuação, encontrará ligações que aparentemente não faziam sentido e passam a fazer e a existir. Isto pode acontecer com uma ida ao teatro, a uma exposição de pintura ...qualquer actividade!

- Mantenha-se em movimento: actualize-se, faça formação, desenvolva a sua rede profissional. Aproveite o tempo em que vivemos, nunca foi tão fácil aceder à informação como hoje.

- Inovar é actualizar, evite repetições. Faça acontecer!

Votos de boas ideias para si.

Beatriz Costa, Inspirational Communication Manager @LIFE Training

Leia também