Como lidar com o fracasso profissional?


Nem sempre as coisas correm como queremos, nem sempre atingimos os resultados desejados no momento planeado. Nessas alturas, o que fazer? Olhar para a realidade como fracasso? Aparentemente, esse será apenas um dos significados a atribuir à situação. Será o melhor?

Na vida profissional, existem normalmente um conjunto de tarefas a desempenhar, expectativas a materializar, objectivos a cumprir. Ou seja, os resultados produzidos podem ser comparados com algo definido anteriormente ou simplesmente com os resultados de colegas ou concorrentes. Esta possibilidade de comparar os resultados com uma expectativa ou padrão fazem com que os possamos classificar: um bom trabalho, um objectivo falhado, uma tarefa incompleta, uma reunião positiva, uma venda perdida, uma promoção alcançada, um salário baixo, um espírito de equipa fantástico… É fácil compreender que alguns destes resultados são assim tidos como positivos ou de sucesso e outros como negativos ou de fracasso. As emoções associadas a cada um destes dois grandes conjuntos de resultados são diferentes, claro. Podemos gostar muito de umas (as boas), nem tanto das outras (as más).

Uma proposta apresentada por vários autores é a da utilização de estratégias de alteração do foco mental. Por exemplo, se acha que a sua função profissional é neste momento pouco interessante, pode concentrar-se nas tarefas dentro da função que acha interessantes. Há também quem proponha a alteração da linguagem. Ou seja, se não conseguiu cumprir um objectivos de vendas pode sempre optar por alterar o “falhei por mil” para o “fiquei a apenas mil”! E há ainda quem proponha uma simples e normalmente eficiente alteração da fisiologia, ou seja, uma mudança da forma como utiliza o seu corpo para que as emoções se alterem (colocar um sorriso na cara)!

A investigação nesta área parece apontar para a grande eficiência da estratégia de utilização do conceito de tempo. Na prática isto passa por olhar para o seu resultado presente à luz de um potencial sucesso futuro. Neste sentido, o resultado presente deixa de ser visto de forma negativa e passa a ser visto com um importante passo para que o sucesso chegue no futuro! Imagine que um cliente lhe disse que não a uma proposta de venda. Utilizando esta estratégia, poderá olhar para o seu futuro como vendedor de excelência e perceber que esta recusa do seu comprador vai ser útil pois será um poderoso incentivo para que procure novas soluções e estratégias para melhorar os seus resultados. E são precisamente essas novas soluções e estratégias que o vão fazer chegar ao futuro, olha para trás e dizer “ainda bem que obtive aqueles resultados naquela altura”! É uma forma engenhosa de brincar com a sua linha do tempo. Como ainda não sabe o que vai acontecer no seu futuro, crie imagens positivas e poderosas que o ajudem a lidar com o presente de uma forma emocionalmente positiva. Transforme o fracasso em aprendizagem e sinta-se melhor no desempenho da sua profissão.

Consegue imaginar o que acontecerá quando todos os momentos difíceis ou menos agradáveis forem sentidos por si como aprendizagens logo no presente e não apenas num futuro distante? Há quem se pergunte “se me vou rir disto no futuro, por que não começar já a fazê-lo”… Comece a questionar-se “se um dia vou olhar para o fracasso presente como aprendizagem a caminho do sucesso, por que não começar já a fazê-lo?” e recolha os benefícios!

Pedro Vieira, CEO, Formador, Palestrante e Master Trainer em PNL da LIFE Training
(Artigo previamente publicado na Revista Top Winner de Novembro 2010)

Leia também