Altos projectos no ano que se avizinha


Para começar o novo ano com o pé direito, dedicamos este mês aos "altos projectos". E o que é isto de um "alto" projecto, ou mega projecto? É a representação de um objectivo de elevada importância que não parece assim tão fácil de atingir, por isso mesmo é expectável que seja alvo de considerável atenção, foco.

Há qualquer coisa de mágico na visualização de uma meta concretizada. Não só se torna presente, por ser já uma realidade na mente, como fornece a motivação necessária para procurar as submetas que nos levam a esse objectivo, para concretizar as tarefas que estas contêm. Está inclusive provado cientificamente que o cérebro não distingue uma acção imaginada de uma acção praticada... (consegue imaginar as potencialidades deste facto?)


Tudo pode começar com um sonho, um alto projecto, algo que o motiva. Alguma coisa sua. Desta forma, mesmo que só faça sentido para si, vai continuar a persegui-la, apesar dos obstáculos que possam surgir.

A história está repleta de sonhadores que se fizeram ao caminho rumo às suas metas. Entre os casos mais paradigmáticos encontram-se o Sr. Ford, alguém que sem estudos assinaláveis imagina veículos disponíveis para o maior número de pessoas possível, atenuando desigualdades (e já agora, aumentando a sua conta bancária!). E assim começa a produção em massa das tais "carroças sem cavalos" (por sua vez visionada por Daimler e Benz).

Alexander Graham Bell desde cedo descobriu o que o fazia sonhar: a comunicação. A sua mãe surda foi a grande motivação no estudo da ciência acústica, seguindo-se diversas invenções.
Martin Luther King, um dos sonhadores mais famosos do mundo, foi também um dos prémios Nobel da Paz mais jovens de sempre, trazendo desta forma maior notoriedade para a sua causa.

Estes projectos acabaram por de uma forma ou de outra mudar o mundo. Mas antes disso, podemos adivinhar que mudaram a vida de cada um destes indivíduos. Da mesma forma que o seu alto projecto, independentemente da importância que terá para terceiros, vai mudar a sua.

Ao escrever este artigo passou pelo meu pensamento um video bastante difundido, provavelmente já o viu. Mesmo assim, convido-o(a) a rever. Trata-se de um discurso de Steve Jobs dirigido a estudantes da conceituada Universidade de Stanford.
Neste discurso, o Sr. Jobs mostra a sua atitude enquanto ser humano que busca a sua felicidade, seguindo acima de tudo a sua curiosidade e intuição. Com o seu esforço e capacidade de "dar a volta", mostra aos jovens - e graças ao youtube, a nós todos - a crença que está na base do seu comportamento. Esta é comum à maioria dos visionários e pessoas que atingem resultados extraordinários. Ele acredita que algures no futuro as escolhas da sua vida se vão ligar, tudo vai correr bem. Para isso acontecer, "Têm de confiar em alguma coisa: no vosso instinto, destino, vida, karma, seja o que for".

É também neste video que somos desafiados a procurar o que nos apaixona, se ainda não encontramos. Ele explica que só se consegue fazer um trabalho fora de série se amarmos verdadeiramente o que fazemos. A sua atitude é simples de descrever: não nos contentarmos com menos do que isto para a nossa vida. E viver cada dia como se fosse o último, lembrando que nós não temos nada a perder, de facto.

Agora pense, sinceramente, haverá melhor altura para sonhar, colocando logo em prática tarefas que o conduzem aos seus objectivos maiores ...do que esta (em que está vivo(a)?).
B.C.

Leia também