Planeamento e Acção: o início!

Depois de dedicarmos o mês de Janeiro aos Altos projectos, vimos agora definir Fevereiro como o mês do Planeamento e Acção!
Vamos então ajudá-lo a planear. Preparado?

Primeiro: Transpôs o seu Alto projecto para objectivo utilizando a metodologia SPIDER*, ou outra que lhe parece adequada?


Então isso que dizer que o seu objectivo é eSpecífico, mensurável (consegue medir se o atingiu ou não), depende essencialmente de si, da sua atitude para fazer acontecer (ou tem previsto contornar situações, caso não seja totalmente accionável por si). Considera-o realista e está balizado no tempo, tendo definida uma data limite para lá chegar.


Um objectivo Spider é Partilhado com o máximo de pessoas, é verdadeiramente Inspirador para si (tem uma componente que de alguma forma o faz sonhar), contempla um compromisso de Dor ou castigo se não o atingir, e de prazer ou recompensa se atingir!
Por outro lado, é facilmente comunicado de forma Emocional, Repetidamente, e refinado ou redesenhado conforme as circunstâncias através de balanços, por exemplo mensais. (veja exemplos de SPIDERS mais abaixo.)

Agora...
Escreva o seu objectivo numa folha de papel (faça download do nosso Formulário_SPIDER!) e coloque-o num local onde possa olhar para ele pelo menos uma vez por dia durante alguns minutos. Esta é a forma de o manter vivo na sua memória, uma forma de foco no que QUER. Pode colar a folha no frigorífico, na casa de banho, no espelho do quarto, onde entender ser melhor.

De seguida, escreva os três primeiros passos que vai dar rumo ao seu objectivo. Se não tem id
eia de como começar, faça a si próprio a questão: "Como é que a primeira pessoa no mundo que concretizou este tipo de objectivo, o fez?". Ou pode ainda simplesmente imaginar que sabe os passos a dar! Já reparou que quando faz uma questão a si próprio, a sua mente dá-lhe sempre uma resposta? Se fizer 5 vezes a mesma questão, vai ter 5 soluções diferentes. Continue, que a ideal vai surgir! [Download do Formulario_3PASSOS]

Depois de definidos os passos, reflicta:
- quem o poderá ajudar a ultrapassar obstáculos ou a colmatar mais facilmente as tarefas inerentes, por ter mais conhecimento na matéria ou em algum ponto específico da tarefa.

- o que precisará de aprender ou que conhecimento deverá ser actualizado para o mesmo efeito.

- quem são os seus modelos? Isto vai ajudá-lo a criar soluções. Que pessoas concretizam ou concretizaram o mesmo tipo de objectivo, ou que pessoas considera que possuem o tipo de energia de exemplo ou atitude que o inspira? Muitas vezes, quando surgem questões que nos fazem sentir menos bem, podemos perguntar-nos "o que faria esta pessoa (modelo) se estivesse nesta situação?"

- acerca do seu peer group, ou grupo de influência. É o grupo de pessoas que o vão questionar acerca do seu percurso, lhe poderão dar ideias, feedback de forma sempre construtiva e/ou incentivo.
[Download Formulário_UP]

Votos de boas concretizações! E se por ventura paralizar, achando que não possui condições para levar para a frente as suas tarefas, pense de de novo... com ajuda deste video :)

Beatriz Costa, Inspirational Communication Manager @LIFE Training

Exemplo de "SPIDERS"

SPIDER LIFE Training 2011
Vamos organizar um LIFE En
ergy no Coliseu do Porto, com 3000 pessoas, angariando uma mega contribuição para a AMI, dia 16 de Abril de 2011. Desta forma vamos agir a favor da atitude e energia positiva, contagiando cada vez mais pessoas! Vamos partilhar este objectivo com todos os que conhecemos. Se não conseguirmos, vamos ter um sentimento demolidor de que não fomos capazes. Conseguindo, vamos tocar 3000 pessoas E ajudar centenas de pessoas atraves do contributo ...este facto por si só enche-nos a alma! Neste momento pensamos e redefinimos os nossos passos diariamente.

Empreendedorismo:
Vou constituir uma empresa de serviços até 30/05/2011, partilhar com o João, a Helena, o Francisco e o Félix. Através da minha empresa, vou ajudar as pessoas a ter tempo para o que realmente importa, tirar o máximo de proveito do seu tempo livre, aumentando a sua qualidade de vida (benefício emocional para o cliente). Senão o conseguir, vou marcar passo, perder mais tempo, manter-me num trabalho que não me preenche. Conseguindo, vou desenvolver-me como empreendedor, ser dono do meu tempo e do meu rumo profissional, um dos meus maiores sonhos! Analiso o meu objectivo de 15 em 15 dias!

Saúde:
Vou emagrecer 7 quilos até ao dia 30/06/2011 e partilhar este objectivo com o máximo de pessoas. Através do meu exemplo, vou poder inspirar outras pessoas a fazer o mesmo, ao mesmo tempo que melhoro o meu estado físico, a minha saúde. Se não o conseguir, comprometo-me a nunca mais comer gelado de limão (o gelado preferido, por exemplo!).:D Conseguindo, vou sentir-me super elegante e mais auto confiante! Monitorizo o estado "do meu objectivo" de 15 em 15 dias.


* Se quiser aprofundar o seu conhecimento sobre a metodologia, pode faze-lo adquirindo o livro SPIDER - como definir objectivos irresistíveis, de Pedro Vieira, Aqui, ou o Audiobook Aqui.

Leia também