Inovação no ADN das empresas


A maioria das pessoas têm a tendência de ver a inovação e a criatividade em geral como palavras quase intimidantes ou fora do range de grande parte das pessoas.

Um pouco por todo o mundo empresarial são criados “comités de inovação”onde é suposto sair uma panóplia de soluções que levarão a empresa ao “next level”. Desta forma é conferida seriedade ao processo, também porque pressupõe assumpção de riscos.

Para Naomi Simpson, especialista em inovação
, há de facto pessoas que parecem ter uma tendência para procurar inovar ou procurar fazer as tarefas de forma diferente. Nos tempos que correm, este tipo de atitude é bastante valorizado. Então como incentivar o surgimento do mesmo tipo de “hábito”, se o quisermos considerar assim, por toda a organização?

Em primeiro lugar será bom desmistificar o conceito e olhar para o mesmo como um processo. O processo criativo. Desta forma não só se torna mais tangível nas mentes dos colaboradores, como lhe confere um grau de pragmatismo.

Nigel Collin, especialista em criatividade nos negócios, realça um segundo aspecto como fulcral quando se procura inovar: ter um propósito definido. O que é suposto atingir? E ao mesmo tempo não se prender a regras. Envolver o processo de espontaniedade, suscitando nas pessoas o desafio de olhar para as coisas de forma diferente, como se estivessem a olhar para elas de fora, ou como se fosse a primeira vez. A maioria das empresas paraliza aqui, por não conseguir sair de si mesma, e obter uma visão alargada, de fora.

O ritmo acelerado e as tarefas normais do dia-a-dia não ajudam a olhar para os factos como eventos que podem ser alterados. É por este motivo que os clientes de uma empresa podem ser grandes aliados de qualquer organização (porque vêem a realidade de “fora”), como já abordamos no post sobre
fontes de inovação, ajudando-a a mudar através de feedbacks de melhoramento.

Terceiro: Quando surge uma ideia, pensar: “esta está alinhada com o rumo que a empresa está a tomar?” “Faz parte da visão?”

Processo de produção de ideias
Qualquer grande negócio é baseado na execução, a todos os níveis . Uma ideia inovadora serve para rigorosamente nada, se não for colocada em prática. Em empresas mais pequenas, existindo uma cultura de inovação, torna-se mais fácil. Quanto mais pessoas envolvidas e maior a estrutura da empresa, mais provavelmente um processo abarca diversos departamentos, e isso pode criar conflitos entre responsáveis, paralizando o processo à nascença.
A liderança tem um papel crucial na promoção de cooperação e no suscitar da cultura virada para inovação.

Por outro lado, numa grande empresa é mais fácil ir com a maré (da rotina e resistência à mudança) do que remar a favor da inovação. Numa pequena empresa e dada a necessidade generalizada de poupar... parece mais fácil inventar soluções.

Independentemente do tamanho da empresa, a já bastante utilizada (mas com potencial sub aproveitado em grande parte dos casos) “Caixa de ideias”* parece ser uma das formas mais simples de captar novas ideias. Para resultar, será necessário manter os colaboradores ligados ao processo e continuar a incentivar a sua utilização, sempre. A aposta em formação “fora da caixa” é também uma via que pode levar à produção de ideias.

Conclusão, os líderes que assumem a inovação como parte do DNA das empresas de forma natural tornam mais facilmente o conceito tangível aos seus colaboradores. A implementação de estruturas para captação de ideias é essencial. Conduzir processos até ao fim é uma necessidade. Olhar para a inovação não como um risco e sim como uma via natural nos tempos que correm, parece ser a opção que mais empresas conduz ao sucesso!

Beatriz Costa, Inspirational Communication Manager @LIFE Training


Para ter acesso às entrevistas dos dois especialistas nos quais se baseia este artigo, aceda aos seguintes links:
Entrevista com Naomi Simpson
Entrevista com Nigel Collin


*n/tr termo descrito por Naomi Simpson: “Listening posts”

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