Mensagens de beneficiários LIFE Energy

Deixamos-vos aqui mensagens de representantes das instituições beneficiárias de duas edições do LIFE Energy!

"De facto o contributo dos participante da Life Energy foi fulcral num ano em que a crise se instalou no nosso pais e começou por afectar as instituições como a ACREDITAR.
O valor angariado, permitiu-nos apoiar várias crianças e famílias com graves problemas sociais e económicas, nomeadamente através de apoios na compra de óculos, próteses e suplementos alimentares fundamentais para a continuidade do tratamento e inserção escolar.

São estas iniciativas que nos fazem, de facto dizer, que Vale a Pena Acreditar!
Gratos pelo espírito solidário."
Com os melhores cumprimentos,

Ana Ferreira
NÚCLEO REGIONAL NORTE
Morada: Praça das Violetas, nº25, 4250-497 Porto
Contactos: 22 5480405 (tel/fax)

Carta/testemunho de Mário Augusto, a propósito da 7ª edição do LIFE Energy, onde ele participou como palestrante (representando com a sua esposa Ana Paula a Associação o Sorriso da Rita)


"Meus caros, gostava de vos ter dito mais, mas uma câmara, um palco, uma plateia tão viva e atenta, às vezes pode esmagar-nos pela sensibilidade que demonstra.
Na sexta feira à noite, fiquei espantado pela atenção dedicada e as palavras simpáticas que me foram dirigindo no final do evento.

Fui para lá falar de vida, saí de lá com vidas partilhadas, é essa magia que a comunicação tem e que nos pode fazer diferentes. Queiramos, cada um de nós e podemos ser as estrelas de qualquer coisa, desde que se faça com paixão.

Eu falhei numa mensagem, e essa é uma das razões para esta mensagem que vos envio.
Com a reacção espontânea e breve discurso da Rita, (a minha filha e inspiradora do "Sorriso da Rita") confesso que fiquei sem palavras porque efectivamente, quando lhe perguntei se queria falar, pensei que ela iria dizer apenas um tímido "Obrigado". Ela surpreendeu-nos com aquelas palavras, de discurso coerente e sem hesitação. Estão a ver...fui para lá partilhar vida e saí a receber carinho, simpatia e orgulho por perceber que ela enfrenta plateias de mil pessoas com o mesmo sorriso como se lá estivessem apenas duas. Gostava de poder ter dito mais alguma coisa, precisamente sobre "O Sorriso da Rita" aproveito agora.

Gostava que percebessem, sem equívocos nem dúvidas que o cheque entregue, o vosso contributo, vai seguramente fazer feliz algumas crianças, vai ajudar famílias que não podem ter o que a Rita tem.
Gostava de vos ter dito também que apesar da minha filha ser a madrinha e inspiradora do "Sorriso da Rita", ela nunca será beneficiária directa de qualquer receita ou valor da associação, digo beneficiaria directa, porque efectivamente em acções da associação em que ela participe e sejam colectivas para todas as crianças, naturalmente que está integrada mas nada mais. A associação foi criada por várias mães que felizmente podem dar todo o apoio às suas crianças com paralisia. Quem vai a um centro de paralisia cerebral encontra verdadeiros dramas humanos.

Podem ter a certeza que os quatro mil euros vão ser bem aplicados e vão ajudar quem precisa mesmo. Bem hajam pela vossa participação. Se quiserem saber mais sobre a associação e a utilização dos apoios, peço-lhes que me enviem depois um mail.

Só para finalizar, não se esqueçam de serem felizes, divirtam-se, não desistam de sonhar e mesmo que acordem de repente para uma realidade tempestuosa, nesse caso façam como nos filmes, rebobinem e comecem o sonho de novo. Fazer do filme das nossas vidas uma comedia romântica depende de cada um, se possível deve ser uma longa metragem, daquelas de final feliz.
Obrigado pela vossa atenção."

Mário Augusto

Estratégias para objectivos

Qual é a tua estratégia para te agarres ao teu objectivo: comprometido ou envolvido?

É uma questão que me passa pela mente cada vez que estabeleço um objectivo.

Estarei comprometido com o objectivo estabelecido?
Se sim, sinto-me responsável pelo cumprimento das pequenas etapas, bem definidas no tempo para concretizá-lo, pela partilha com o meu "peer group" sem receios de o fazer, pela "garra" a que o proponho fazê-lo, pela forma como me motiva e inspira.

Ou, estarei ...envolvido?

Ou seja: esperando que apareça a melhor oportunidade para finalizar (ou mesmo começar) as tarefas inerentes, esperando e/ou culpando alguma coisa, alguém, de que não foi possível e que não depende de mim. Pensar que é absurdamente irrealista e outras tantas auto-sabotagens que possa juntar à lista...

Do meu ponto de vista e pela experiência que tenho, posso dizer-vos que cada vez que me envolvo, os acontecimentos vão passando (e por vezes desmotivo-me). Eu sei que só atinjo os meus objectivos quando me comprometo com eles; a melhor maneira de de o fazer é transformá-lo em SPIDER. Esta forma garante-me mais um passo à frente na sua concretização, muitas vezes até antes de o prazo final ou então com resultados mais surpreendentes!

Hoje, garanto o sucesso dos meus objectivos comprometendo-me a mantê-los SPIDER, vivos, criativos e de uma forma consistentemente flexível!

Neste preciso momento, estou a preparar uma Maratona num prazo curto de preparação, consistente, com uma ligação consciente-inconsciente a um nível muito profundo com a meta de a fazer em 3h15 (após uma lesão nos joelhos!). A minha experiência com o método SPIDER é que os objectivos a que me proponho tendem a ocorrer mais cedo ou mais rápido que o previsto ...Um destes dias conto-vos em pormenor o que fiz, atingi e quando!

Alexandre Caramez, Maratonista e Practitioner PNL LT/ITA

Discurso interno (+ externo) e sucesso

Hoje foi um dia em grande para o desporto português. Atingiram-se patamares excepcionais, nomeadamente pela Telma Monteiro, que obteve medalha de ouro no campeonato World Masters, (em Baku – Azerbeijão), ao eliminar a campeã mundial de judo Kaori Matsumoto, e Hélder Rodrigues que conseguiu o 3º lugar no Dakar (categoria de motos). A melhor posição de sempre obtida por um português nesta prova do Dakar.

O que têm em comum Telma Monteiro e Hélder Rodrigues, que mais provelmente faz deles vencedores?

«Subir ao pódio era o meu grande objectivo» partilhou hoje Helder, sem papas na língua. Numa entrevista feita antes de alcançar esta posição, foi questionado relativamente à evolução dos seus maiores adversários. Na sua resposta mostra-se concentrado na própria performance... “Sinto que estou cada vez mais próximo deles em termos de andamento puro e a prova disso é que já os consegui bater na pista numa das etapas mais exigentes”.

Já em Maio de 2010, Telma deixou bem patente a sua flexibilidade no tapete, bem como foco no seu objectivo. Relatou que no momento em que combate, pensa essencialmente no que tem “de fazer para contrariar a adversária, e qual a melhor estratégia para ganhar “. Abstrai-se, portanto, de tudo o resto que eventualmente poderá prejudicar o seu estado. “Não penso em mais nada, nem nas implicações da vitória, nem na projecção mediática que às vezes resulta de chegar a um certo nível desportivo. Apenas no combate e no que posso fazer para chegar ao próximo.”

Quando questionada acerca de qual o seu lema no que diz respeito ao desporto e à vida académica, Telma responde: “Acreditar. Porque quem acredita e trabalha em função dessa crença acaba sempre por merecer as suas conquistas. Uma forte componente psicológica é fundamental para se ter sucesso. E para isso é preciso acreditar.

No mês dos altos projectos da LIFE Training e depois da inspiração fornecida por campeões, aproveite esta altura para discernir acerca do tipo de discurso interno que tem tido.

O que diz a si próprio, relativamente aos seus objectivos?
Essas palavras fariam parte de um discurso de vencedor? Em que se está a concentrar? Pense se vai de encontro aos exemplos apresentados...

Votos de boas estratégias e óptimas reflexões rumo à consecução dos seus altos projectos!


Beatriz Costa, Inspirational Communication Manager @LIFE Training

Objectivos SPIDER 2.0

No final da passada semana, em 2 workshops que contaram com mais de 230 participantes, tive a oportunidade de partilhar algumas aprendizagens sobre definição de objectivos que tenho feito desde o lançamento do método SPIDER.

A definição de objectivos surpreende-me diariamente pela sua simultânea simplicidade e transcendência. Quando alguém define objectivos para as várias áreas da sua vida de uma forma metodologicamente poderosa consegue ligar-se, ao mesmo tempo:

1. Às forças mais poderosas do seu sistema: crenças e valores que gostaria de ver materializados, pessoas e eventos que gostaria de ter na sua vida, estados emocionais que gostaria de experienciar com frequência! E isto é mesmo transcendente...

2. À consciência de que são as escolhas feitas sobre a utilização dos seus recursos que vão ditar os seus resultados futuros, tal como foram as escolhas passadas que geraram os resultados actuais. E isto é mesmo simples...

Nos workshops apresentei uma listagem de 5 coisas que tenho observado serem fortes alavancas de todo o processo. Quando estão presentes, as pessoas e organizações que se entregam à definição de objectos SPIDER, geram mais e melhores resultados. Convido-os a observarem, analisarem e interiorizarem estes 5 princípios!

Princípio n.º1: Estar GRATO pelo que já se tem
Quando substituímos o "quando atingir os meus objectivos serei feliz" pelo "já sou feliz e agora vou alcançar estes objectivos importantes para mim", os resultados disparam. Parece que quando manifestamos gratidão por tudo aquilo que já temos, somos e fazemos, dizemos simultaneamente a nós próprios que os nossos objectivos são muito importantes e não nos fazem FALTA. Apenas os queremos, não necessitamos deles!

Princípio n.º2: Estar disposto a pagar o PREÇO
A caminho dos nossos objectivos, teremos provavelmente preços a pagar. Podem ser preços físicos (usar a nossa energia para fazer algo), emocionais (introduzir novos estímulos nos relacionamentos ou sair da nossa zona de conforto, p.ex.) ou até financeiros. Quando temos uma clara noção de que para chegar onde queremos haverá preços a pagar e o aceitamos antecipadamente, o processo tende a ser mais poderoso e efectivo, além de ser mais fácil lidar com... o preço!

Princípio n.º3: Estar disposto a abdicar de COISAS BOAS
No caminho existirão também coisas boas! A caminho da relação para nós perfeita, haverá desenvolvimentos positivos com os quais nos podemos contentar antes da chegada ao objectivo. Antes de conseguirmos o emprego perfeito, podemos receber um convite para um emprego que não sendo perfeito... é bastante razoável. Antes de chegarmos ao milhão de euros, podemos chegar ao meio milhão e reduzir a intensidade da nossa actividade rumo ao objectivo. Há quem acredite que o principal obstáculo no nosso trilho até ao objectivo serão as coisas boas que aparecerão no entretanto. Quem está consciente disto tende a gerar melhor resultados!

Princípio n.º4: Estar disposto a jogar o JOGO
O exercício de definição de objectivos é fortemente potenciado pela crença de que as nossas acções definem os nossos resultados. Quando alguém aceita jogar o jogo dos objectivos com esta crença, os resultados tendem a disparar. Depois de alguns anos a estudar este tema, ainda não sei se é mesmo verdade que se me empenhar o suficiente encontrarei sempre uma forma de chegar ao objectivo. O que tenho observado é que quem está disposto a jogar o jogo com este pressuposto tende a chegar lá ;-)

Princípio n.º5: Estar consciente das REGRAS
Uma das mais importantes regras deste jogo a que convencionamos chamar vida é a existência do factor tempo. Ele é escasso, não sabemos quando termina e aparentemente as nossas escolhas são sobretudo escolhas de alocação de tempo. Quem percebe esta noção tem uma maior tendência a fazer escolhas poderosas rumo aos objectivos AGORA.

Espero que estas importantes dicas possam ser úteis para que 2011 seja um ano
Sempre
Pleno de
Inspiração e
Dupla
Energia
Renovadora

Um ano SPIDER! Sinta-se livre para partilhar e usar este texto com pessoas que sejam importantes para si e a quem queira proporcionar um ano cheio de amor e conquistas.



Pedro Vieira - artigo previamente publicado em http://www.neuroestrategia.blogspot.com/

Altos projectos no ano que se avizinha


Para começar o novo ano com o pé direito, dedicamos este mês aos "altos projectos". E o que é isto de um "alto" projecto, ou mega projecto? É a representação de um objectivo de elevada importância que não parece assim tão fácil de atingir, por isso mesmo é expectável que seja alvo de considerável atenção, foco.

Há qualquer coisa de mágico na visualização de uma meta concretizada. Não só se torna presente, por ser já uma realidade na mente, como fornece a motivação necessária para procurar as submetas que nos levam a esse objectivo, para concretizar as tarefas que estas contêm. Está inclusive provado cientificamente que o cérebro não distingue uma acção imaginada de uma acção praticada... (consegue imaginar as potencialidades deste facto?)


Tudo pode começar com um sonho, um alto projecto, algo que o motiva. Alguma coisa sua. Desta forma, mesmo que só faça sentido para si, vai continuar a persegui-la, apesar dos obstáculos que possam surgir.

A história está repleta de sonhadores que se fizeram ao caminho rumo às suas metas. Entre os casos mais paradigmáticos encontram-se o Sr. Ford, alguém que sem estudos assinaláveis imagina veículos disponíveis para o maior número de pessoas possível, atenuando desigualdades (e já agora, aumentando a sua conta bancária!). E assim começa a produção em massa das tais "carroças sem cavalos" (por sua vez visionada por Daimler e Benz).

Alexander Graham Bell desde cedo descobriu o que o fazia sonhar: a comunicação. A sua mãe surda foi a grande motivação no estudo da ciência acústica, seguindo-se diversas invenções.
Martin Luther King, um dos sonhadores mais famosos do mundo, foi também um dos prémios Nobel da Paz mais jovens de sempre, trazendo desta forma maior notoriedade para a sua causa.

Estes projectos acabaram por de uma forma ou de outra mudar o mundo. Mas antes disso, podemos adivinhar que mudaram a vida de cada um destes indivíduos. Da mesma forma que o seu alto projecto, independentemente da importância que terá para terceiros, vai mudar a sua.

Ao escrever este artigo passou pelo meu pensamento um video bastante difundido, provavelmente já o viu. Mesmo assim, convido-o(a) a rever. Trata-se de um discurso de Steve Jobs dirigido a estudantes da conceituada Universidade de Stanford.
Neste discurso, o Sr. Jobs mostra a sua atitude enquanto ser humano que busca a sua felicidade, seguindo acima de tudo a sua curiosidade e intuição. Com o seu esforço e capacidade de "dar a volta", mostra aos jovens - e graças ao youtube, a nós todos - a crença que está na base do seu comportamento. Esta é comum à maioria dos visionários e pessoas que atingem resultados extraordinários. Ele acredita que algures no futuro as escolhas da sua vida se vão ligar, tudo vai correr bem. Para isso acontecer, "Têm de confiar em alguma coisa: no vosso instinto, destino, vida, karma, seja o que for".

É também neste video que somos desafiados a procurar o que nos apaixona, se ainda não encontramos. Ele explica que só se consegue fazer um trabalho fora de série se amarmos verdadeiramente o que fazemos. A sua atitude é simples de descrever: não nos contentarmos com menos do que isto para a nossa vida. E viver cada dia como se fosse o último, lembrando que nós não temos nada a perder, de facto.

Agora pense, sinceramente, haverá melhor altura para sonhar, colocando logo em prática tarefas que o conduzem aos seus objectivos maiores ...do que esta (em que está vivo(a)?).
B.C.

Um dos segredos mais mal guardados das pessoas de sucesso, parte #965 (e passatempo SPIDER :) )


2011 está mesmo, mesmo aí a chegar. E por aqui perguntamo-nos... quantas pessoas em Portugal é que será que definiram objectivos para 2010? Quantas definirão para o ano que se avizinha?

O início de um ano é um dos momentos perfeitos para iniciar o que quer que seja! E é mesmo agora que lhe voltamos a perguntar: "Sabia que as pessoas que demonstram ter melhores resultados nas diversas áreas da vida - espiritual, financeira, mental, emocional, física -, definem os seus objectivos para essas áreas (por escrito), permitindo a concretização de uma visão clara dos mesmos... conduzindo-os ao sucesso?" :)

Viagem de uma meta perdida
É curioso... quando questionamos pessoas acerca deste assunto, se escolhem objectivos para as suas vidas, a maioria responde "Sim". quando perguntamos se estão escritos... a maioria responde "Não". A pergunta seguinte é óbvia "Tem chegado a resultados satisfatórios?" Na maioria das respostas ouvimos o clássico "Estão a caminho" ou o previsível "Isto vai indo...", e até mais recentemente (pode ser desde aí há 20 anos para cá) "Ah agora com a crise, é mais complicado!".

Sinceramente... não sabe *mesmo* porque não atingiu os seus objectivos este ano?
Pois é, é que estar na sua mente é diferente de estar no papel. E estar no papel é diferente de estar num email a partilhar com as pessoas que o podem ajudar na conquista dos mesmos.
Um dos segredos mais mal guardados das pessoas que atingem os seus objectivos ...é este mesmo! É preciso defini-los, escrevê-los, partilhá-los. De outra forma, como vai saber se de facto os quer? Como vai sentir se de facto está disposto a comprometer-se e que quer este compromisso?

No próximo dia 6 e 7 vamos facilitar um workshop de definição de objectivos segundo a metodologia SPIDER, no Porto e em Lisboa*. Não vamos dizer que esta é a melhor metodologia só porque activa ambos os lados do cérebro no processo de definição, e que isso aumenta desde já a probabilidade de os atingir... :)
... Vamos mesmo dizer é que é uma metodologia que já foi testada pelos facilitadores e por muitas mais pessoas que já tiveram a vontade e persistência para a colocar em prática. Funciona. Quer experimentar? Quer saber o que é preciso? Acompanhe-nos... Vamos ajudá-lo a colocar o primeiro tijolo na sua parede dos sucessos para 2011!

Passatempo SPIDER 2011
Temos entradas duplas para oferecer para ambos os workshops, dia 6 no Porto, e dia 7 em Lisboa!
Para concorrer, basta que nos diga por que motivo deve ganhar uma destas entradas! As razões mais loucas, inspiradoras ou os motivos mais específicos e criativos, ou até a razão mais simples... podem ser escolhidos.
Vale tudo! Podem enviar uma foto ou video a apoiar a vossa razão (ou não!). Respondam no facebook, ou para o email ana.vieira@lifetraining.com.pt, até ao dia 4 de Janeiro!
Boa "sorte" :)


Beatriz Costa, Inspirational Communication Manager @LIFE Training


*Workshop SPIDER - Defina objectivos irresistíveis para 2011 (Porto)
6 de Janeiro das 21:00 - 23:30
Auditório do Estádio do Bessa, Porto
Inscreva-se enviando um email para ana.vieira@lifetraining.com.pt, aproveite os descontos para grupos a partir de 3 pessoas!

Workshop SPIDER - Defina objectivos irresistíveis para 2011 (Lisboa)
7 de Janeiro das 21h às 23h30

Como lidar com o fracasso profissional?


Nem sempre as coisas correm como queremos, nem sempre atingimos os resultados desejados no momento planeado. Nessas alturas, o que fazer? Olhar para a realidade como fracasso? Aparentemente, esse será apenas um dos significados a atribuir à situação. Será o melhor?

Na vida profissional, existem normalmente um conjunto de tarefas a desempenhar, expectativas a materializar, objectivos a cumprir. Ou seja, os resultados produzidos podem ser comparados com algo definido anteriormente ou simplesmente com os resultados de colegas ou concorrentes. Esta possibilidade de comparar os resultados com uma expectativa ou padrão fazem com que os possamos classificar: um bom trabalho, um objectivo falhado, uma tarefa incompleta, uma reunião positiva, uma venda perdida, uma promoção alcançada, um salário baixo, um espírito de equipa fantástico… É fácil compreender que alguns destes resultados são assim tidos como positivos ou de sucesso e outros como negativos ou de fracasso. As emoções associadas a cada um destes dois grandes conjuntos de resultados são diferentes, claro. Podemos gostar muito de umas (as boas), nem tanto das outras (as más).

Uma proposta apresentada por vários autores é a da utilização de estratégias de alteração do foco mental. Por exemplo, se acha que a sua função profissional é neste momento pouco interessante, pode concentrar-se nas tarefas dentro da função que acha interessantes. Há também quem proponha a alteração da linguagem. Ou seja, se não conseguiu cumprir um objectivos de vendas pode sempre optar por alterar o “falhei por mil” para o “fiquei a apenas mil”! E há ainda quem proponha uma simples e normalmente eficiente alteração da fisiologia, ou seja, uma mudança da forma como utiliza o seu corpo para que as emoções se alterem (colocar um sorriso na cara)!

A investigação nesta área parece apontar para a grande eficiência da estratégia de utilização do conceito de tempo. Na prática isto passa por olhar para o seu resultado presente à luz de um potencial sucesso futuro. Neste sentido, o resultado presente deixa de ser visto de forma negativa e passa a ser visto com um importante passo para que o sucesso chegue no futuro! Imagine que um cliente lhe disse que não a uma proposta de venda. Utilizando esta estratégia, poderá olhar para o seu futuro como vendedor de excelência e perceber que esta recusa do seu comprador vai ser útil pois será um poderoso incentivo para que procure novas soluções e estratégias para melhorar os seus resultados. E são precisamente essas novas soluções e estratégias que o vão fazer chegar ao futuro, olha para trás e dizer “ainda bem que obtive aqueles resultados naquela altura”! É uma forma engenhosa de brincar com a sua linha do tempo. Como ainda não sabe o que vai acontecer no seu futuro, crie imagens positivas e poderosas que o ajudem a lidar com o presente de uma forma emocionalmente positiva. Transforme o fracasso em aprendizagem e sinta-se melhor no desempenho da sua profissão.

Consegue imaginar o que acontecerá quando todos os momentos difíceis ou menos agradáveis forem sentidos por si como aprendizagens logo no presente e não apenas num futuro distante? Há quem se pergunte “se me vou rir disto no futuro, por que não começar já a fazê-lo”… Comece a questionar-se “se um dia vou olhar para o fracasso presente como aprendizagem a caminho do sucesso, por que não começar já a fazê-lo?” e recolha os benefícios!

Pedro Vieira, CEO, Formador, Palestrante e Master Trainer em PNL da LIFE Training
(Artigo previamente publicado na Revista Top Winner de Novembro 2010)

Clientes fidelizados: precisa-se!


As empresas que pretendem manter-se saudáveis, fazem tudo o que está ao seu alcance para fortalecer os laços com os seus clientes de imediato, a partir da primeira venda. Está a fazer tudo o que lhe compete para os fidelizar?

Deixamos aqui alguns pontos para reflectir e ajudá-lo a criar formas de atingir este objectivo.

1.Seja coerente
Seguindo a realidade actual, em 2011 muito provavelmente os gastos vão continuar a ser racionalizados e dirigidos apenas por uma forte razão em investir.
Valor é o que o consumidor assume como tal. Para que o valor seja assumido na mente dos clientes, é necessário que estes acreditem no trabalho da sua empresa, que o investimento lhes vai trazer o benefício esperado. Assim, será prudente fazer uma análise à forma como comunica com eles. A sua imagem é coerente com o que a sua marca promete e no final entrega? Por exemplo, partimos do princípio que a sua imagem transmite qualidade. Esta é transversal à organização? Em que estado está o seu serviço ao cliente? Quando recebe um email de um potencial comprador, quanto tempo demora, em média, a responder? E se já for seu cliente?

2.Dê
A gestão de expectativas é um importante factor na fidelização de um cliente. E fazendo um esforço por saber quais são as expectativas dos seus clientes, mais facilmente vai discernir acerca do que pode ser considerado um aumento na satisfação dos mesmos!
Como pode acrescentar valor ao seu serviço/produto? O que é possível dar adicionalmente que não represente para si um investimento assinalável, mas que propicie de imediato um aumento na satisfação do cliente? Se lhe dedicar atenção suficiente, encontrará formas de o fazer. Pode ainda colocar-se no lugar dele e perguntar-se a si próprio o que gostaria de receber, com certeza lhe surgirão ideias. Desde uma pequena mudança no packaging que torne o produto mais apelativo, à oferta de um mini serviço sem o cliente estar a contar, as hipóteses são inúmeras.

3.Seja diferente
A diferenciação relativamente à concorrência é um factor crítico de sucesso em qualquer indústria. A diferenciação através da inovação, apesar de não constituir garantia de sucesso, garantirá na mente do consumidor e do cliente uma ideia de …diferenciação e criatividade! Claro que este tipo de aposta só serve para as empresas que querem ser líderes. Quando inovar, quando decidir criar um novo produto ou serviço, envolva os clientes neste processo de criação, e aumentará a probabilidade de fidelização. Já questionou clientes-chave acerca das necessidades destes e a partir daí desenvolveu um produto inovador?

4.Apareça
A utilização das redes sociais (principalmente o Facebook e Linkedin) já deixou de ser uma tendência. É já uma realidade instalada e tornou-se num meio simples de dar a conhecer a sua empresa, a sua marca e eventualmente de fazer parte do dia-a-dia dos seus clientes. É também um meio de obter informação acerca do que interessa aos seus consumidores, o que é valorizado e para onde aponta o futuro. Como é que interage com os seus clientes online? Se a sua empresa tem página no Facebook, coloca conteúdo direccionado ao seu cliente ou é apenas mais um meio de promoção?

Repense o relacionamento que possui com os seus clientes, actualize-o!
Votos de óptimos contactos para 2011!

Beatriz Costa, Inspirational Communication Manager @LIFE Training

Os segredos para obtermos um: "Sim, eu vou comprar"!


O que é que nós, vendedores e responsáveis de equipas de vendas, procuramos para atingirmos consistentemente os nossos resultados?

O que podemos fazer para aumentarmos a qualidade das nossas ferramentas de venda? Como podemos ter mais conhecimento de forma a sermos mais eficientes?

Imaginemos que comprar é procurar emoções e que vender é a satisfação dessas emoções. Iniciamos a venda criando uma ligação de empatia e confiança com o cliente, elevando a nossa influência e respeitando o seu ponto de vista.

Imaginemos que esta ligação com o cliente pode ser a porta de entrada para as suas emoções de compra, com perguntas eficientes conhecemos as suas necessidades e sabemos satisfaze-las.

Imaginemos que apresentamos as características do nosso produto que satisfazem as necessidades do cliente de forma a darmos-lhe a percepção da emoção que procurava quando pensou na compra.

Imaginemos que chegamos ao fim da interacção com o cliente e entendemos os sinais de decisão e ainda desenvolvemos nele o compromisso da compra.

Imaginemos que esta é a nossa realidade no dia-a-dia.
Quanto podemos fazer crescer os nossos resultados?

Até onde podemos chegar?
O COACHING DE VENDAS dá-nos os conhecimentos, ferramentas e atitudes necessárias para melhorarmos a nossa relação com os clientes, fidelizando-os e aumentando os nossos resultados.


Paulo Espírito Santo, Coach e formador LIFE Training

A Pedra Basilar: aumente agora a sua autoconfiança


Quando somos chamados a intervir em empresas e equipas que estão com desafios em manter ou aumentar resultados, uma das primeiras coisas a que prestamos atenção é o nível de autoconfiança dos elementos.

A autoconfiança é crença ou o acreditar em si próprio, acreditar que é capaz de realizar aquilo a que se propõe, a ultrapassar obstáculos e vencer desafios. Como é óbvio, sem ela, qualquer tarefa em que estejamos envolvidos começa a tornar-se mais complexa, pois os nossos esforços começam a ser quase auto-sabotados por uma atitude associada a um padrão de comportamento do tipo "Faça o que fizer, não vou conseguir."!

Existem variadíssimas formas de aumentar a autoconfiança e na maioria dos casos as interacções e jogos proporcionados na formação permitem colocar as equipas fora da sua zona de conforto. Com isto aumentam a crença de que conseguem fazer mais do que o que estavam à espera.
No fundo, a forma de se ganhar autoconfiança que resista ao longo do tempo é mesmo esta: fazermos coisas que estão fora da zona de conforto, que são desafiantes, e quanto mais as fazemos, mais conseguimos perceber de que somos capazes de mais do que o que estávamos à espera. Isso faz crescer a nossa crença de que conseguimos.

É engraçado perceber que o conceito de transcontextualidade introduzido pela neuroestratégia também se aplica aqui. Por superarmos uma prova física ou um enigma, o nosso cérebro sente-se mais capacitado para fazer outras tarefas, mesmo que em nada tenham a ver com as primeiras! Isto acontece, pois tendemos a utilizar as estratégias ou comportamentos que resultam numa situação transcontextualmente, em outras situações ou contextos.

Obviamente, o que dizemos a nós próprios e a outros sobre nós tem um grande impacto na nossa autoconfiança e auto-estima. Sempre que falamos, estamos a transmitir crenças, opiniões, convicções e muitas vezes a reforçá-las nesse processo. Então, é natural que se estamos a dizer coisas como "eu não consigo, eu não sou bom, eu não presto", isso nos faça sentir muito diferente do que dizer algo como "eu estou a melhorar, eu tenho valor, eu vou conseguir".
É bom esclarecer de que o objectivo não é dizer coisas sem sentido só porque são bonitas, é sim olharmos para algumas situações pensando na solução e observando também os aspectos positivos que elas podem conter.

Sugiro por isso dois exercícios simples e muito poderosos para iniciar esta mudança de "crenças", para começarmos a ganhar mais confiança em nós:

Exercício 1:
Escreva de manhã ao acordar ou o mais cedo possível, 10 características positivas sobre si! Dez coisas que faça bem ou que sejam suas qualidades... Pode ser algo muito simples como gostar de exercício físico ou ser sincero. Pode ser algo complexo como aceitar os outros como eles são... Deve fazer este exercício durante 3 dias, encontrando sempre características diferentes. Peça a amigos e familiares para dizer o que gostam em si, pedir ajuda não só é permitido como recomendável. No final dos 3 dias tem uma lista de 30 coisas óptimas sobre si e de certeza um sentimento muito bom!

Exercício 2:
Escreva três "afirmações poderosas" sobre si. O objectivo do exercício é criarmos três frases sobre nós que quando as dissermos, nos façam sentir bem, nos façam sentir poderosos, nos dêem alento e coragem, nos lembrem dos objectivos que vamos conquistar.
Se for desafiante fazê-lo, use as 30 características e construa frases com base nelas... Qualquer afirmação é válida, desde que acredite nela e ela lhe traga um sentimento de confiança e poder. Depois é só dizê-las todos os dias em frente ao espelho de manhã e/ou sempre que se sentir mais em baixo. É impressionante como um exercício tão simples e rápido tem um impacto tão enorme na nossa vida.
Experimente!


Ricardo Peixe, Coach & Trainer na Life Training, Precursor do VencerGT.com

Organizações Motivadas


Muitas das empresas que nos contactam, procuram aumentar os níveis de motivação dos seus colaboradores. Será o caso da sua?
A motivação consubstancia os nossos motivos para a acção. É algo que vem de dentro e nos impulsiona a um convicto desempenho, tendo como base de impulso a satisfação de necessidades pessoais intrínsecas.

Desde sempre estudiosos na área da psicologia como Maslow, Herzberg, entre outros, procuraram perceber quais seriam estes “motivos para agir”. A verdade é que são vários, diferindo de pessoa para pessoa, sendo que também mudam ao longo do tempo na mesma pessoa. Talvez por isso a motivação seja algo desafiante de manter, pois exige bastante flexibilidade.
As empresas sabem que colaboradores motivados marcam pela diferença. Então como fazer para manter altos níveis motivacionais nas pessoas que constituem a nossa empresa?
Não existem fórmulas mágicas, mas existem boas dicas que, quando aplicadas, produzem resultados.


As organizações motivadas são excelentes a conciliar estímulos motivacionais extrínsecos (proporcionados pela empresa através de formação, regalias e incentivos) com motivações intrínsecas (auto motivação, foco nas soluções, compromisso com a tarefa, atribuição de um significado maior à actividade exercida).

Nas organizações motivadas, as necessidades humanas básicas e superiores são satisfeitas de forma consistente através de estratégias simples:

• Criando novos desafios adaptados (através por exemplo de gestão de carreiras), com vista a serem ultrapassados, o que permite aos colaboradores se desenvolverem a um nível continuado e crescente.


• Proporcionando harmonia entre a vida familiar e profissional do colaborador. Desta forma sentir-se-á melhor, mais equilibrado

Identificando factores motivacionais e focando-se em tê-los presentes, estimulando-os e adaptando-os a cada colaborador.

Se na sua organização já estão presentes este tipo de estratégias, óptimo! Se ainda não, foque-se em criar soluções simples de implementar e fique atento aos resultados. Organizações motivadas são organizações de sucesso, pois são constituídas por pessoas mais felizes.


Núria Mendoza, Formadora & Coach LIFE Training

Sou Empreendedor?

Aproxima-se a 13ª Feira do Empreendedor do Porto. E pareceu-nos um bom motivo para dissertar sobre o que significa ser "empreendedor"!

Procurámos uma definição e encontramos algumas...

Empreendedor é o termo utilizado para qualificar principalmente aquele indivíduo que detém uma forma especial de se comportar, inovadora e positiva. Que provavelmente se dedica às actividades de uma organização, administração e execução visando principalmente a gestão de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos (mercadorias ou serviços).


Um empreendedor tem uma visão precisa do resultado que pretende. Sabe formular objectivos. É curioso, actualiza os seus conhecimentos e disponibiliza-os a outras pessoas. É proactivo na busca de soluções inovadoras e combina-as com o seu próprio conhecimento, gerando novos métodos. É, portanto, um profissional inovador.
O termo "empreendedor" é também utilizado para designar um eventual fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.

Tendo em conta estas definições, vamos desafiá-lo a questionar-se: de que forma especial está disposto a facilitar, através dos seus inúmeros recursos, motivações inspiradoras, inovações "fora da caixa" às pessoas que com interage diariamente? E... antes de tudo, é empreendedor consigo mesmo?

Existem várias ferramentas que permitem melhorar os nossos sentidos, a maneira de vivenciar/experienciar o que se passa à nossa volta, de comunicar com sucesso com os outros! É possível realizar e atingir os objectivos pretendidos de uma forma rápida e saudável, chegar às pessoas que connosco vivem dia-a-dia, dando o nosso "MAIS e MELHOR".

A partir de amanhã, do dia 18 ao dia 20 vamos estar presentes na 13ª Feira do Empreendedor. Procure-nos lá. Venha assistir aos nossos workshops!

Na Quinta-feira das 10h30 às 13h vão acontecer os simuladores de entrevistas. No Sábado haverá um workshop sobre liderança e motivação de equipas, das 15h às 16h.
Podemos ajudá-lo a desenvolver o potencial de empreendedor que está dentro de si de diversas formas... começando amanhã mesmo!
Esperamos por si!

A.C. e B.C.

Entrevista a Peter Koijen (Holanda)

Nesta entrevista, Peter Koijen, fundador da In2motivation (empresa holandesa de treino comportamental), fala-nos sobre a sua ligação com a Programação Neuro Linguística (PNL) e a International Trainers Association (ITA). Para além disso, oferece ainda a sua opinião pessoal sobre a LIFE Training, empresa portuguesa com quem tem colaborado como trainer internacional.

- Como e quando apareceu a PNL na tua vida?
- A PNL apareceu na minha vida há cerca de 10 anos. Tinha lido sobre o assunto e estava muito curioso sobre os seus efeitos. Depois demorei vários anos até me decidir a participar num curso de Practitioner de PNL. Foi numa altura da minha vida em que as coisas não estavam a funcionar muito bem, quer na minha vida pessoal, quer na profissional. O Practitioner de PNL deu-me tamanho impulso que decidi que queria fazer algo mais com a PNL, enquanto definia novos objectivos para a minha vida. No curso de Master Practitioner, decidi que queria começar a minha própria empresa e tornar-me trainer internacional de PNL. O Master ajudou-me a atirar borda fora as crenças limitadoras que ainda restavam e ajudou-me a dar o passo decisivo para começar a empresa. Isto depois de uma carreira como professional de recursos humanos e formador num grande banco, trabalhando e vivendo sobretudo em países fora da Holanda, de onde sou.

- Quais foram os maiores efeitos práticos que a PNL teve em ti?
- Os maiores efeitos durante o Practitioner foram ter começado a apredner sobre comportamento e a lidar melhor com o stress. O Master ajudou-me a começar o meu negócio! Os efeitos na minha vida foram enormes. E fiquei tão entusiasmado que agora ajudo outros no mesmo processo.

- O que distingue a abordagem da ITA no mundo da PNL?
- A ITA tem uma abordagem muito diferente da clássica. No meu Practitioner e Master aprendi o método clássico de fazer PNL: um conjunto enorme de coisas ponderosas que geram grandes resultados e também uma parte a que se chama de imposição de conteúdo. Isto significa que corres o risco de projectar a tua própria forma de ver o mundo sobre o outro. A ITA tem a abordagem de desenvolver a PNL com intervenções livres de conteúdo. Isto significa que tudo gira em volta de alterações de contexto e estado emocional sem impor o teu próprio modelo do mundo.
Para além disto, a ITA tem um nicho no mercado da PNL pois os seus trainers têm um processo de treino e avaliação bastante melhor do que o de outras escolas. O maior ponto de diferenciação é que os trainers são treinados por John Grinder, co-fundador da PNL, Carmen Bostic St. Clair e Michael Carroll. Os três têm standards de qualidade muito elevados e claramente fazem a diferença no mercado. Digo isto não por ser um dos trainers da ITA, e sim por vários trainers que passaram anteriormente por outros processos com outras escolas o confirmarem!

- Qual a tua percepção do trabalho da LIFE Training?
- Trabalho com a LIFE Training há cerca de um ano como trainer convidado e estou maravilhado. Maravilhado por ser uma organização de treino tão profissional! Conheci o Pedro Vieira durante a certificação de trainer no Reino Unido e imediatamente fizemos uma boa ligação. Quando ele me convidou para ser trainer convidado em Portugal, senti-me muito honrado, claro. E, desde o primeiro momento, senti-me parte da equipa. Esta é a equipa mais profissional com que já trabalhei! LIFE Training para mim é treino para a vida! O que quero dizer com isto é que, de acordo com a minha experiência, têm tudo para oferecer uma vida melhor. Desta forma, espero trabalhar mais com o Pedro e a equipa no futuro próximo. Neste sentido, Portugal transformou-se numa segunda casa para mim… embora o meu português ainda esteja enferrujado!


Para mais informações sobre as Certificações Internacionais em PNL com Técnicas de Coaching da Life Training, clique aqui ou envie um email para ana.vieira@lifetraining.com.pt.
Aproveite o desconto promocional até dia 31 de Outubro!

Flyer sobre a certificação

Os mineiros chilenos e futurologia


Desde o momento em que foi possível resgatar os mineiros chilenos, inúmeros psicólogos e especialistas começaram a debitar opiniões sobre o que "vai acontecer" aos mineiros, depois de terem estado fechados 62 dias lá bem no fundo da mina.
Não sou um especialista e não deixo no entanto de estranhar a facilidade como rotulam os mineiros de doentes como se fosse uma inevitabilidade eles ficarem com todos aqueles danos psicológicos.
A maioria destes especialistas dá já soluções para a "cura" destes homens, que "são já doentes", e ainda não os vi, aos especialistas, darem ideias de como fazer para que não fiquem com essas mesmas doenças. Muito indiciador este comportamento...

Aceito que possam vir a haver alguns desafios, aceito que o que passaram possa criar dificuldades, tenho dificuldade em entender como fazem para assumir desde já que estão doentes e que vão ter os problemas "profetizados".

Aquilo que eu vejo é um conjunto de homens que me INSPIRAM, que tiveram a coragem de se manterem ordenados, disciplinados e participativos no seu salvamento e saíram de cara barbeada e cabeça levantada.

Vi homens a trabalharem para o seu futuro e, não podendo voltar atrás na situação, puderam no entanto escolher o que fazer depois do evento.

Paulo Espírito Santo, Coach e formador LIFE Training

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