Quem pode ser mágico nas empresas?

Há quem acredite que a mudança nas organizações terá que ser implementada ao nível mais alto para produzir reais impactos. Eu acredito que quando CEOs, administradores e directores se tornam embaixadores da mudança esta ganha maior poder. E também acredito que qualquer pessoa pode iniciar um processo de mudança organizacional.


Na minha carreira profissional desenvolvi esta crença, sustentada em dezenas de exemplos práticos, de que a gestão de faz em ambas as direcções hierárquicas! Quando implemento, juntamente com a equipa da LIFE Training, projectos de desenvolvimento e expansão de resultados nas organizações deparamo-nos frequentemente com a questão “o meu chefe também vai receber esta formação”? A ideia é simples. Se o meu chefe mudar, então eu poderei mudar.


Caso contrário, todos os meus esforços serão em vão.


A abordagem da LIFE Training, baseada num forte acreditar nos recursos que cada ser possui, é um estímulo claro a que cada um assuma a responsabilidade por aquilo que quer e implemente estratégias práticas para lá chegar!
Independentemente do lugar que cada um ocupa na hierarquia, se quiser pode transformar-se num Mágico que modifica a realidade em que se envolve! Já vi isto acontecer em dezenas de empresas, com vendedores a mudarem departamentos, secretárias a mudarem direcções.



Tudo depende da crença que cada um tem em relação ao que quer, à força que a mudança tem (muitas vezes dizemos que gostaríamos de mudar coisas e não investimos energia para que tal possa realmente acontecer).



Claro que nem sempre as pessoas em cargos mais altos nas organizações vêem com conforto a possibilidade de qualquer um poder iniciar processos de mudança. Esse é, no entanto, o poder da natureza humana. Qualquer um pode ser Mágico, desde que assuma a responsabilidade e esteja disposto a agir até alcançar o resultado a que se propõe!

Pedro Vieira, CEO, Formador, Palestrante e Master Trainer da LIFE Training

Convidado no meu negócio

Hoje, mais do que nunca, o sucesso empresarial depende em muito das relações que conquistamos, desenvolvemos e mantemos com os nossos clientes. Parece-me o momento indicado para escrever sobre este conceito fantástico que descobri já há algum tempo: Convidado no meu negócio.

Várias empresas escolhem produzir produtos com máxima qualidade, outras dedicam muita da sua energia a mostrar que disponibilizam os items tecnologicamente mais avançados. Existem ainda empresas que se dedicam a procurar oferecer aos seus clientes o preço mais baixo. Todas estas (ou outras) escolhas me parecem interessantes e merecem, cada uma delas, o nosso reconhecimento. No entanto, vale a pena dedicar alguma da nossa atenção a uma questão: Será que estas escolhas, estas apostas, chegam ao nosso cliente da forma mais positiva, mais potenciadora?

Recorda dez momentos em que foi recebido de forma amável, em que se sentiu único e que sentiu que a sua presença era motivo de felicidade para quem tinha algum produto ou serviço para lhe oferecer? Pois, esta tarefa pode revelar-se mais desafiante do que ao princípio pode parecer…

É um facto que a maior parte das vezes eu sinto que existem produtos bons, preços agradáveis, boa qualidade. Então porque será que não os compro? Até já sabemos que 20% das pessoas vão comprar mesmo que o vendedor não imprima a este processo nenhum tipo de esforço, sabemos também que 20% das pessoas nunca comprará mesmo que seja realizado um processo completo de venda. Talvez a diferença do sucesso possa estar nos 60% das pessoas que vai comprar dependendo do tipo de atenção, cuidado que lhes é oferecido.

Vamos imaginar que a sua empresa garantia sempre essa atenção, esse cuidado. O mesmo que dedica ao amigo de sempre que convida para ir a sua casa. Alguém que lhe abre um sorriso ao abrir a porta. A quem oferece a sua atenção, disponibilizando o sofá e até um almoço dedicado e uma conversa agradável. Nessa conversa até descobre algo sobre o seu amigo que antes não sabia. Quando terminam o encontro, selam o momento com a expressão “Volta mais vezes, gostei mesmo da tua visita”.

Cada colaborador da sua empresa é a sua Comunicação, a sua Publicidade e o seu Relações Publicas. E o seu “Relações Públicas” pode ser cada um dos colaboradores.
A sua empresa, o seu negócio, pode ter muitas visitas. Para tal só precisa de gostar de receber, e mostrar isso mesmo aos seus convidados!

Lígia Ramos, Formadora, Practitioner PNL e Coach

O que marca, numa marca?

À semelhança do que acontece connosco enquanto pessoas, também as empresas têm um coração, um core business, um núcleo que faz com que seja conhecida pelo motivo x e não y. Uma ou mais características que, além do nosso nome, nos distinguem enquanto pessoa e de outras pessoas. O motivo diferenciador que vai fazer diferença no momento de escolha entre o nosso serviço ou produto e outro qualquer.

E o caminho para uma boa gestão de marcas rumo a um crescimento sustentável, aponta para o reforço deste core business.
Como é que se faz este reforço?


Antes de tudo, importa discernir acerca de qual o verdadeiro core da marca. O que é que nos fez destacar? Que produto ou serviço? E com que ideia central associada? De seguida:

1.Alarga-se esta mensagem, reforçando-a consistentemente por toda a organização, fornecendo a informação a todos os colaboradores e atentando às escolhas que se fazem a todos os níveis. A nível de marketing interno, externo, criação de novos produtos (abandono de outros), etc, o alinhamento deverá estar presente.
Por exemplo, a marca de relogios Swatch, após 10 anos de aposta e investimento em design e patamar de preço elevado, decide voltar às raízes, reafirmando o seu ADN de acessório de moda acessível, colorido.

2.Recordar os valores da marca intrínsecos, permanecendo relevante ao consumidor. Ou seja, mantermo-nos fiéis à ideia chave, mas acompanhando as tendências do consumidor.

3.Para acompanhar as tendências, muitas vezes a melhor opção é implementar uma renovação, ao invés de optar por extensões de marca que provavelmente se tornam mais dispendiosas, para novas categorias que podem não funcionar. (por exemplo, a Mc Pizza foi em diversas vezes impulsionada pela McDonalds, sem sucesso!).


Um caso de renovação de marca de sucesso presente na comunicação da Coca cola, foi a aposta no mote “The Coke side of life”/"Toy of life". Através deste slogan, a ideia de alegria e diversão sempre associada à Coca cola manteve-se, e acompanhando a tendência instalada da busca de experiências e de vivências emocionalmente mais relevantes.

Os filmes de James Bond são também um caso de estudo em gestão de marcas. Mantendo ideias chave como a luta contra o mal, os elementos visuais como as bond girls, os carros, os gadgets, o tema musical, e actualizando estes mesmos elementos à época (gadgets cada vez mais sofisticados, carros mais potentes, maus da fita ainda mais poderosos e "mais maus", música actual), bem como o adicionar de temas da actualidade no enredo fazem desta série de filmes uma marca duradoura para os seus fãs.

4.Ter uma visão inspiradora como valor base. Uma visão clara da marca é o mais importante potenciador de crescimento para a mesma. É o autêntico GPS que nos vai indicar se estamos no caminho certo quando pensamos em soluções para a empresa. É esta visão que quando estiver a colocar um post no Facebook dos amigos/clientes/fãs da sua página, o vai conduzir a conteúdos que eles procuram, relevantes e inspiradores para eles, não servindo assim apenas objectivos de promoção por si só. Que o vai ajudar a escolher entre criar um novo produto absolutamente direccionado ao seu publico alvo.

Depois de pensar como a sua marca marca, passando ponto por ponto... aproveite o momento e faça uma reflexão acerca da sua própria brand!
Qual o seu core enquanto profissional?
Tem uma visão inspiradora que o guia no seu caminho? Se tivesse um slogan… qual seria?
O que tem feito para permanecer relevante enquanto profissional? O que tem lido ou visto, que opções conscientes tomou, que tipo de energia tem mostrado, na maior parte do tempo?
Lembre-se que para marcar, é preciso… marcar! ;)

Maria Beatriz Costa, Responsável de Comunicação e Imagem, Practitioner PNL

Comunicação Interna nas organizações

Para manter uma organização saudável, baseada em boas relações interpessoais, com facilidade de negociação dos conflitos, flexibilidade na gestão, planeamento e um óptimo ambiente de trabalho, aposte na comunicação interna.



Tal como no futebol, não vasta ter uma equipa formada pelos melhores, é preciso criar sinergia comunicacional entre eles, envolvê-los num todo coerente, em que o todo seja maior que a soma das partes integrantes. O desenvolvimento de um canal de comunicação saudável entre os vários elementos que compõe as equipas é necessário para que todos estejam conscientes da estrutura da empresa e possam, em conjunto, envolver-se no seu processo de crescimento.


Na LIFE Training definimos 3 grandes pilares que funcionam como os principias suportes de uma comunicação de sucesso nas empresas, permitindo que as mensagens cheguem com sucesso ao destinatário:


• Intenção – Porque “Para quem não sabe o que quer, qualquer caminho serve”
Sempre que comunicamos devemos ter uma intenção; um objectivo. Que mensagem queremos realmente fazer passar? Qual o melhor timing para o fazer? A minha mensagem está alinhada com a missão da empresa e os seus valores? No final da minha interacção que resultado quero obter?
Existem modelos para definir intenções comunicacionais…..


• Observação – “ O significado da comunicação é o resultado que se obtém dela”
A melhor forma de medir o impacto da nossa comunicação no outro é desenvolvendo a capacidade de analisar o resultado da mesma no destinatário. A pessoa percebeu a minha mensagem? O que me diz o seu comportamento não verbal? Foi capaz de explicar por palavras suas a intenção? Produziu o resultado desejado?
Qualquer pessoa pode desenvolver a sua acuidade sensorial na comunicação!



• Flexibilidade – “Não existem pessoas resistentes apenas comunicadores inflexíveis”
Os interlocutores devem ter flexibilidade comunicacional para se adaptarem em termos de discurso verbal e não verbal à outra parte. Comunica da mesma forma com todos os elementos da sua equipa? Sente que há umas pessoas com as quais a comunicação parece fluir e com outras não?
As competências de comunicação podem e devem ser desenvolvidas nos indivíduos.


Sabendo que não podemos não comunicar, e quer seja através do comportamento verbal, quer seja através do comportamento não verbal, toda a informação dentro de uma empresa é imprescindível para que se atinjam metas, para gerir conflitos, diagnosticar obstáculos, avaliar desempenhos, adaptar decisões e estratégias.



Para que a comunicação ocorra, acima de tudo implica uma base comum entre os interlocutores: a confiança. Dificilmente se investe tempo e energia em entender mensagens transmitidas de forma errónea, mas mais difícil ainda é fazê-lo quando não existe confiança.


É bom lembrarmo-nos que na base de todo este processo estão as pessoas, e só através de uma boa relação com o cliente interno, as empresas podem fazer chegar ao cliente externo a imagem que realmente querem transmitir.




Núria Mendoza, Formadora, Coach e palestrante da LIFE Training

Responsabilidade dos vencedores

Em Julho de 1994, na cidade de Pasadena (EUA), a final do campeonato do mundo de futebol chega ao fim de 120 minutos com um empate entre Brasil e Itália. Para marcar o 5º penalti da Itália, Roberto Baggio pega na bola, depois de dois companheiros de equipa já terem falhado penalidades.


Sabendo que se não marcasse, entregava a taça ao Brasil - este festejaria assim o tetra campeonato depois de um interregno de 24 anos. Baggio (FIFA Player of the year e Ballon d’Or em 1993) foi um dos mais geniais jogadores da sua geração e discutivelmente um dos melhores atletas italianos de sempre, sendo o único a marcar em 3 campeonatos do mundo. Em 1994, depois de um apuramento por goal-average na fase de grupos, Roberto Baggio levou Itália “ao colo” marcando 5 golos nos 3 jogos que antecederam a final...


E apesar de detentor de inúmeros títulos e troféus, Baggio ficou para sempre conhecido como aquele que falhou o penalty.


Mark Zuckerberg era um jovem estudante da Universidade de Harvard quando em 2004 lançou um site que inicialmente se chamava TheFacebook.com.
O site cujo propósito inicial era servir de plataforma de interação entre alunos da Universidade rapidamente começa a ganhar adeptos e espalha-se uma velocidade estonteante. Mark percebe que o site pode ser um fenómeno e quando apenas 4 meses após o seu lançamento recebe uma proposta de 10 milhões de dólares para vender. E decide recusar.


Em 2006 e com apenas 22 anos, o jovem Zuckerberg recusou não uma ou duas, mas sim quatro propostas, todas acima de mil milhões de dólares. Com uma receita bruta estimada do Facebook em 2010 de dois mil milhões de dólares, parece que a aposta compensou.


Nenhum destes homens sabia como ia correr o futuro e, com ou sem sucesso, ambos perceberam que é nos momentos difíceis que é necessário reunir a coragem de se assumir, correr riscos e aceitar a responsabilidade. Com ou sem sucesso na altura, serão relembrados, quem sabe para sempre, como “líderes” que enfrentaram os desafios e quiseram criar a sua página de história. O seu rumo com sucesso.


Seja vendedor, CEO, supervisor, funcionário, líder ou colaborador, chame a si a responsabilidade dos vencedores e insista em escrever o resto deste ano 2011! Ao fazê-lo estará a ser um verdadeiro líder, e conscientemente ou não, a inspirar outros a segui-lo.


Ao ser dono das suas escolhas, definindo objectivos e focando-se neles mesmo em momentos difíceis, está a dar um passo à frente para conseguir aquilo que precisa. Lembre-se que, ganhe ou perca, se o fizer desta forma, o caminho é bem mais sentido como “seu”. Como disse um dia David Starr Jordan, “O mundo deixa passar aquele que sabe para onde vai”...


Ricardo Peixe, Coach, Formador e Palestrante da LIFE Training

Noite mágica no Coliseu do Porto

Haverá melhor dia do que o da liberdade, para escrever sobre o LIFE Energy?

Aconteceu há pouco mais de uma semana, o último LIFE Energy, no Coliseu do Porto, onde estiveram praticamente 2500 pessoas reunidas em torno da motivação, energia positiva e contribuição.
Aconteceu também aqui o lançamento do livro do Pedro Vieira "O mágico que não acreditava em Magia"!

De repente, apagam-se as luzes, a escuridão instala-se, aparece um ecrã verde, com umas palavras… Começa alguém a falar connosco. Em tom de provocação, eis que surge uma pergunta central. “O que quer?” “O que é que realmente quer?” Um vídeo ritmado repleto de questões que levam cada um dos participantes a questionar-se a si próprios, a sua realidade. Termina com a força do mote LIFE Energy: (Agora, se já sabe o que quer) “faça acontecer”.

As cortinas fecham-se. Apagam-se de novo as luzes, ouve-se os U2, surge o Ricardo Peixe. Sempre no seu estilo divertido e energético virado para a acção, Ricardo coloca de imediato os participantes à vontade. 2500 pessoas empenhadas em mostrar a “E-NER-GY” foi extraordinário de se ver! Ricardo voltaria ao palco duas vezes mais, impulsionando quatro inspiradoras e motivadoras perguntas de desenvolvimento pessoal: “O que é que isto significa?” “O que posso aprender?” “O que posso fazer agora?”, “Como posso servir os outros?”.

As cortinas abrem, vemos um casal de amigos num sofá. A rapariga, num discurso envolto de negativismo mostra bem que se encontra chateada com a vida (ou como quem diz, consigo própria…). O rapaz fala com ela calmamente. Já apelidados de “ex-chata” e “mágico”, foram o fio condutor do espectáculo, conversando de forma informal… sobre o Life Energy, que estariam a ver na televisão.

São na vida real Lígia Ramos e Paulo Espírito Santo, ambos formadores da LIFE Training e ambos a actuar pela primeira vez em palco, num espectáculo desta envergadura!

Ana Viriato, apresentadora da RTP, sobe ao palco para explicar o conceito do evento, apresentar e agradecer a colaboração dos fantásticos parceiros Youon, Abreu, Metro do Porto, Rita Silva, Multidados, Holmes Place, The Body Shop, Winprovit II, Ideateca, Vila Galé, Jornal de Notícias, TSF, New Way e patrocinador, Douro Azul.

Apagam-se as luzes, assistimos a um pequeno filme de Jorge Pina, apelidado de “Lutador nato” pela Sport TV. Núria Mendoza surge, acompanhada do atleta. Em formato de entrevista, ficamos a conhecer Jorge, uma pessoa que se poderia definir pelo seu constante sorriso à vida. Jorge luta, mas não com a vida, luta pela sua vida, pelo seu tempo, pelo seu espaço. Mesmo quando o seu sonho de se tornar campeão mundial de boxe se desvaneceu, devido a uma lesão que lhe tirou a visão, a primeira coisa que fez foi pensar no que poderia fazer a seguir (e foi mesmo a primeira coisa, relatado na primeira pessoa), nestas novas condições.


Foi notável observar do que é feito um “campeão da vida”. Em qualquer uma das questões ficou patente sempre a sua atitude, o seu discurso possibilitador. “Tudo é possível”. “A vida fechou-me uma porta, eu encontro janelas”. “Eu acredito”. “Temos de acreditar que há soluções.” E a isto, caro(a) leitor(a), chama-se nada mais, nada menos, do que discurso interno (e obviamente externo) de um campeão.

João Negreiros e “as vozes que o chão me diz” íam deitando o Coliseu abaixo. João é uma força da natureza. Numa declamação/actuação poderosa, através de palavras simples, definiu a complexidade de que todos somos construídos. Do que procuramos. Que belo poema de desenvolvimento… colectivo! O público delirou, enquanto repetia, acompanhando João: “Já passou!!”

Inês de Barros Baptista entrou em palco e falou-nos do nosso poder de criação da nossa realidade, do poder que temos de perceber e dar significado aos acontecimentos. Que tudo tem um significado. Foi esta postura que a ajudou num momento dramático da sua vida, e a ajuda no seu dia-a-dia, a lidar com os seus desafios. Num discurso sereno esta escritora inspirou-nos a acreditar que somos bem mais do que o que vemos, do que matéria. E que para viver de facto, é necessário viver no Aqui e o Agora.

A presença de Helder Guimarães, que se encontrava em Tóquio, deu-se via vídeo. Num tom engraçado e despretensioso, Hélder “fez” magia com todos os participantes!

Eis que surge Pedro Vieira, saudado com entusiasmo pelo público. Ofereceu-nos uma intervenção de PNL colectiva (deram conta?), envolta numa série de ideias e distinções inspiradoras. Distinguiu “chatos” de “crentes”, “guerreiros” de “mágicos”. Personagens passando de papel em papel, num crescendo em desenvolvimento pessoal. A magia existe e somos nós que a fazemos.
A metáfora do rolo de papel higiénico vai ficar para a história. A utilização do papel como tempo, a importância que damos a eventos que já estão no chão, longe, o que teimamos em carregar connosco para o nosso futuro… e a possibilidade de, a partir de Agora, adoptando a postura de mágico, escolher Viver, lembrando mesmo de como o fazíamos quando éramos crianças. Lembram-se?


Jorge Azevedo, ao piano de cauda, já acelerava na música “Dança dos pássaros” de António Pinho Vargas, redundando num momento de perfeição artística, com as palavras certas …pura inspiração.
A música no piano termina, Pedro continua… e termina com “Vive a vida até ao fim da corrida!”


...E chega o convidado musical-surpresa, Boss AC. Aproveita a deixa da letra da sua música “estou vivo”, noutro momento 100% Energy. Os participantes levantam-se, acompanham o refrão com AC e os voluntários, que entretanto já invadiram o palco. De seguida, cantamos e dançamos “Infinity”, hino LE.

LIFE Energy é liberdade. É poder pessoal. Esperamos que tenha estado lá. Que tenha assistido, visto, ouvido e interiorizado as mensagens. Que tenha sentido a magia, percebido que pode decidir de forma apaixonada, positiva, fazendo parte desta Geração ENERGY. E que pense no que aconteceu de vez em quando, agindo como um/a verdadeiro/a mágico/a, espalhando a atitude positiva, sempre que queira!

(Mais perto do final, a rapariga, ex-chata, já não estava assim tão chateada com a vida, que é como quem diz consigo própria. Até chegou à conclusão que tem um mar de possibilidades ...mesmo à sua frente, assim estivesse ela disposta a ver e aceitá-las.)

Beatriz Costa, Inspirational Communication Manager @LIFE Training

Jorge Pina, o "Lutador Nato", acerca do LIFE Energy!

Viva a todos!
Foi para mim um privilégio ter estado aí, mais uma vez aprendi muito com toda a vossa equipa e ainda bem que vocês existem porque há poucas pessoas que querem ajudar ou se preocupam com os outros.
Eu também estou disponível para colaborar com a maravilhosa equipa da Life Training, para qualquer coisa que esteja ao meu alcance.

Mais uma vez obrigada pela oportunidade que me deram de partilhar a minha história e desta forma contribuir com a minha mensagem para que as pessoas vivam cada dia melhor!

Até qualquer dia!
Jorge Pina

Motivação a 3000!

Aqui está um artigo que saiu no Jornal de notícias de hoje, 11 de Abril 2011!

Energia solidária e inspiração no Coliseu

A décima edição do LIFE Energy, que terá lugar no próximo dia 16 de Abril, no Coliseu do Porto pretende reunir três mil pessoas em torno da ideia de motivação, e se transformará no maior evento do género de sempre realizado no Porto. Um acontecimento que irá ajudar todos aqueles que se desloquem ao Coliseu a lidar melhor com os seus desafios pessoais nesta altura de crise profunda e, ao mesmo tempo, contribuir financeiramente com metade das receitas para a Assistência Médica Internacional (AMI). O evento será construído à volta de um espectáculo – com música, teatro, magia - e de palestras inspiradoras de pessoas cuja experiência de vida pessoal e profissional é assinalável.

Através do conceito de “energia” que gira em redor desta iniciativa, a empresa organizadora – especializada em formação comportamental - pretende demonstrar o poder de cada um questionar a sua situação pessoal, ajudar a escolher rumos e a melhorar resultados. Na base desta estrutura está a disciplina do coaching, utilizada há mais de 20 anos nos Estados Unidos da América, mas que apenas agora começa a dar os primeiros passos em Portugal. É um método em que se procura direccionar, instruir e treinar uma ou mais pessoas com a finalidade de alcançar um determinado fim ou desenvolver competências específicas. Resumindo: atingir maior conhecimento de si mesmo e impulsionar o desejo de obter melhores resultados através de atitude direccionada por objectivos.


Contribuição para famílias carenciadas


A organização beneficiária desta iniciativa é a AMI - Assistência Médica Internacional, sendo que cada bilhete LIFE Energy vendido representa duas refeições e meia para famílias carenciadas portuguesas. Na última edição, que decorreu em Lisboa, que contou com a presença da vice-presidente daquela organização humanitária, Leonor Nobre, atingiu-se uma contribuição equivalente a 1200 refeições. Esta é uma iniciativa organizada pela empresa LIFE Training, especialista em formação comportamental. Em edições anteriores, participaram como palestrantes empresários, empreendedores, desportistas, coachs, jornalistas – Mário Augusto e Fernanda Freitas, por exemplo − cujos pensamentos e partilhas constituem uma mais-valia para quem os ouve.


Beatriz Costa, Inspirational Communication Manager @LIFE Training

Já conhece os Grupos LT? Venha fazer parte!


Várias experiências foram feitas na área da influência comportamental e estudos comprovam que as pessoas à nossa volta tendem a influenciar os nossos comportamentos.
Quando rodeados de pessoas focadas numa energia possibilitadora, torna-se mais fácil manter acções e resultados e acima de tudo continuar a progredir. Foi para o(a) ajudar a manter-se nesta energia que criamos os grupos LIFE Training: Clube LIFE e +Mulher!

O Clube Life é o grupo de influência da Life Training. Está presente no Porto, Lisboa, Guarda, Guimarães!

Este grupo está focado:
-na partilha de soluções
-no pensamento positivo
-na influência e busca da excelência
-no desenvolvimento de competências práticas pela utilização de ferramentas que alavanquem os seus resultados Físicos, Emocionais, Mentais, Financeiros e Espirituais.

Acreditamos que o desenvolvimento pessoal é um processo e que só com prática consistente e partilha dos desafios podemos ultrapassá-los com sucesso.

Criamos assim um grupo de influência onde os participantes podem treinar, adquirir novos recursos, partilhar desafios, alavancar emoções e estabelecer relacionamentos saudáveis. Tudo rumo a uma vida com maior satisfação!

Aproveite o desconto para inscrições em duplas até ao final de Março!


+ Mulher é o primeiro Clube de desenvolvimento pessoal para mulheres da Life Training!

Ser +Mulher é ter mais força, mais vontade de viver, mais vontade de conseguir. Conseguir sentir equilíbrio emocional, paixão pela vida, viver em harmonia a sua feminilidade, valorizar-se, gostar de si. Ser +Mulher... é só para quem se compromete a apostar em si mesma, no seu desenvolvimento.

Está preparada para descobrir o que é "+" em ser Mulher?

O grupo do Porto inicia já em Abril. Aproveite para saber as condições especiais até 23 de Março!

Novos grupos a iniciar... Solicite mais informações através do email
beatriz.costa@lifetraining.com.pt!

Energia solidária e motivação para os portugueses


Na passada Sexta-feira aconteceu o LIFE Energy no auditório do ISCTE! Nesta edição, os oradores foram Ricardo Peixe, Manuel Forjaz, Mário Caetano, José Almeida e Pedro Vieira. Através do tributo dos participantes, atingiu-se o valor equivalente a 1200 lanches para apoio a famílias carenciadas, num dos programas da AMI em Portugal - Assistência médica internacional.

Para nos mostrar o conceito de felicidade, Ricardo Peixe contou como D. Eládio, um príncipe que buscava a fórmula de felicidade…. e “encontrou”. Numa história onde estiveram presentes arqueiros, magos, reis, anéis mágicos, truques de magia com fogo…

Manuel Forjaz, no seu discurso sempre provocador, exalta para a necessidade de nos desligarmos da “síndrome do Calimero” e acordar o nosso poder pessoal. “Nós somos o que fazemos”, vaticina. Falou da sua experiência e do seu conhecimento da “natureza humana”. Provoca para a acção e para o pensamento diferente, baseado na descoberta do que cada um tem de único, ao invés da contínua e malfadada crítica a elementos externos, com auto indulgência.

Mário Caetano pronunciou-se acerca da temática da Autoconfiança. “Esta aprende-se ou cria-se?” Mostrou a sua estratégia, de nome DARR para aumentar os níveis de confiança e acção. Denotou o extraordinário poder da ressignificação dos acontecimentos, de como é essencial definir o que se quer, analisando os resultados e acima de tudo, agir. Inspira à acção que mesmo se não totalmente pensada mas sentida emocionalmente, deverá ser mantida.

José de Almeida começa em grande, elevando o estado da plateia à super diversão de forma simples. José falou-nos do ponto de viragem que se deu na sua vida, que motivou a constituição de um projecto inspirador de formação para desempregados completamente gratuito.

Pedro Vieira partilhou uma estratégia simples para a utilização eficiente da energia pessoal. Explicou os 4 quadrantes relativos ao índice de foco dedicado às situações e ao controlo possível que cada uma pode ser alvo, e as implicações de cada quadrante na busca de resolução de problemas.

A maior parte dos participantes saiu do evento com um sorriso nos lábios. Entre diversos testemunhos, foram realçadas “novas visões, excelentes ideias e partilhas dos oradores”. “Cada um dos oradores passou a mensagem inspiradora pretendida. Recomenda-se!”

De seguida, com a vossa ajuda, vamos juntar 3000 pessoas no Coliseu do Porto, uma contribuição que se vai revelar excepcional para a AMI. A vice presidente da AMI, Leonor Nobre, esteve presente no ISCTE e mostrou-se expectante e entusiasmada quanto à iniciativa no Coliseu.


Realçou a energia positiva transmitida pelos palestrantes. Reteve, entre outras, a mensagem de confiança, denotando a necessidade de a difundir pelos portugueses neste momento. “Estes eventos transmitem grande vontade de acção aos participantes. Obrigada em nome dos desfavorecidos, pois vocês fazem toda a diferença.”

Contamos convosco no Coliseu do Porto dia 16 de Abril... por uma melhor energia em Portugal ...repleta de solidariedade! :)


Beatriz Costa, Inspirational Communication Manager @LIFE Training

Líderes eficazes: Modelo de Liderança Situacional de Blanchard


Nas últimas décadas vários autores têm pesquisado qual o melhor estilo de liderança assim como qual o perfil ideal de um líder.
Quais serão as características de um líder de sucesso? Que perfil deve ter um líder por excelência?



Chegou-se à conclusão que é necessário ter uma estratégia para passar da ênfase do líder enquanto chefe e avaliador para o líder enquanto parceiro e incentivador. Mas qual é a estratégia certa e o estilo de líder certo?


O Modelo de Liderança Situacional de Ken Blanchard diz que as pessoas podem e querem desenvolver-se e o estilo de liderança mais adequado é o que se adapta à situação e ao nível do desenvolvimento do colaborador. O que significa que um líder deve adaptar-se aos diferentes níveis de desenvolvimento das pessoas com quem colabora.


Para este autor, existem 4 níveis básicos de liderança correspondentes aos 4 níveis básicos de desenvolvimento dos elementos que compõe as equipas:

D1 – O principiante entusiasta: elemento com pouca competência mas com elevado nível de compromisso
D2 – O aprendiz desiludido: elemento com alguma competência mas com baixo nível de compromisso
D3 – O executante capaz e cauteloso: competência moderada e compromisso variável
D4 – Realizador autónomo: competência e compromisso elevados


A grande conclusão deste estilo recente de liderança é que um líder não deve tratar todos os elementos da equipa da mesma forma mas sim usar o mesmo estilo de liderança em situações semelhantes. Nesse sentido, existem 3 passos que são fundamentais para que a implementação da Liderança Situacional seja um sucesso:


1. Diagnóstico – análise das competências e do nível de compromisso dos diferentes colaboradores de forma a diagnosticar em qual dos níveis cada um deles se encontra.


2. Flexibilidade – capacidade do líder desenvolver competências comunicacionais e outras de forma a dominar o exercício dos 4 estilos de liderança e ser capaz de “saltar” entre eles de acordo com as necessidades de cada colaborador


3. Parcerias para o desempenho – os colaboradores devem ser informados e consciencializados do nível em que se encontram e do objectivo do líder com o estilo de liderança que vai aplicar de forma a gerir expectativas.
Conclusão, na perspectiva de Blachard um líder eficiente adapta o seu comportamento de liderança ao subordinado e à situação, devendo para tal desenvolver a sua acuidade sensorial e a sua flexibilidade comportamental no relacionamento interpessoal.

Núria Mendoza, Formadora & Coach LIFE Training

Para mais informação sobre o tema consulte este pdf.

Inovação no ADN das empresas


A maioria das pessoas têm a tendência de ver a inovação e a criatividade em geral como palavras quase intimidantes ou fora do range de grande parte das pessoas.

Um pouco por todo o mundo empresarial são criados “comités de inovação”onde é suposto sair uma panóplia de soluções que levarão a empresa ao “next level”. Desta forma é conferida seriedade ao processo, também porque pressupõe assumpção de riscos.

Para Naomi Simpson, especialista em inovação
, há de facto pessoas que parecem ter uma tendência para procurar inovar ou procurar fazer as tarefas de forma diferente. Nos tempos que correm, este tipo de atitude é bastante valorizado. Então como incentivar o surgimento do mesmo tipo de “hábito”, se o quisermos considerar assim, por toda a organização?

Em primeiro lugar será bom desmistificar o conceito e olhar para o mesmo como um processo. O processo criativo. Desta forma não só se torna mais tangível nas mentes dos colaboradores, como lhe confere um grau de pragmatismo.

Nigel Collin, especialista em criatividade nos negócios, realça um segundo aspecto como fulcral quando se procura inovar: ter um propósito definido. O que é suposto atingir? E ao mesmo tempo não se prender a regras. Envolver o processo de espontaniedade, suscitando nas pessoas o desafio de olhar para as coisas de forma diferente, como se estivessem a olhar para elas de fora, ou como se fosse a primeira vez. A maioria das empresas paraliza aqui, por não conseguir sair de si mesma, e obter uma visão alargada, de fora.

O ritmo acelerado e as tarefas normais do dia-a-dia não ajudam a olhar para os factos como eventos que podem ser alterados. É por este motivo que os clientes de uma empresa podem ser grandes aliados de qualquer organização (porque vêem a realidade de “fora”), como já abordamos no post sobre
fontes de inovação, ajudando-a a mudar através de feedbacks de melhoramento.

Terceiro: Quando surge uma ideia, pensar: “esta está alinhada com o rumo que a empresa está a tomar?” “Faz parte da visão?”

Processo de produção de ideias
Qualquer grande negócio é baseado na execução, a todos os níveis . Uma ideia inovadora serve para rigorosamente nada, se não for colocada em prática. Em empresas mais pequenas, existindo uma cultura de inovação, torna-se mais fácil. Quanto mais pessoas envolvidas e maior a estrutura da empresa, mais provavelmente um processo abarca diversos departamentos, e isso pode criar conflitos entre responsáveis, paralizando o processo à nascença.
A liderança tem um papel crucial na promoção de cooperação e no suscitar da cultura virada para inovação.

Por outro lado, numa grande empresa é mais fácil ir com a maré (da rotina e resistência à mudança) do que remar a favor da inovação. Numa pequena empresa e dada a necessidade generalizada de poupar... parece mais fácil inventar soluções.

Independentemente do tamanho da empresa, a já bastante utilizada (mas com potencial sub aproveitado em grande parte dos casos) “Caixa de ideias”* parece ser uma das formas mais simples de captar novas ideias. Para resultar, será necessário manter os colaboradores ligados ao processo e continuar a incentivar a sua utilização, sempre. A aposta em formação “fora da caixa” é também uma via que pode levar à produção de ideias.

Conclusão, os líderes que assumem a inovação como parte do DNA das empresas de forma natural tornam mais facilmente o conceito tangível aos seus colaboradores. A implementação de estruturas para captação de ideias é essencial. Conduzir processos até ao fim é uma necessidade. Olhar para a inovação não como um risco e sim como uma via natural nos tempos que correm, parece ser a opção que mais empresas conduz ao sucesso!

Beatriz Costa, Inspirational Communication Manager @LIFE Training


Para ter acesso às entrevistas dos dois especialistas nos quais se baseia este artigo, aceda aos seguintes links:
Entrevista com Naomi Simpson
Entrevista com Nigel Collin


*n/tr termo descrito por Naomi Simpson: “Listening posts”

Sucesso nas vendas: Sabe qual é o primeiro passo?


Antes de começar qualquer processo de venda, é importante ter bem claro na nossa mente qual o objectivo do mesmo. Que respostas queremos da pessoa que vamos influenciar? Como vamos saber se ela nos deu a resposta?
Se queremos produzir um determinado estado ou pensamento, como vai a pessoa reagir quando tiver lá chegado?

Seria de esperar que vendedores tivessem sempre em mente quais as suas metas e qual o objectivo que querem das suas interacções. Se perguntar a um comercial mesmo antes de ele atender um cliente, qual o seu objectivo para a interacção, vai receber as mais incríveis respostas: "Vou atender o cliente..." "Vou falar com o cliente..." "Hummmm.... O que quer dizer por objectivo?"

Ora imagine um jogo de futebol sem balizas, um jogo de basket sem cestos, que resultado podíamos esperar de um jogo em que não há uma meta precisa?
Há pessoas e responsáveis em empresas que passam pela vida desta forma, sem objectivos, sem desafio, sem ganhar, sem atingir…


Termos o nosso objectivo definido em cada área da nossa vida e quando partimos para cada interacção, vai-nos proporcionar uma experiência em tudo diferente, um desafio onde sabemos onde queremos chegar, o que queremos atingir e por isso “jogamos” para o conseguir!

Lembro de há alguns anos atrás em um dos meus primeiros trabalhos na área comercial, a organização ser pouca e embora fossemos comissionistas, não havia grandes prémios a atingir.
Pouco depois de me iniciar entrei na “média geral”, raramente me destacando. Mas foi quando a empresa introduziu um sistema de prémios para os melhores vendedores do dia e que eu firmei esses como os meus objectivos diários, e os meus resultados dispararam! A partir desta definição, era mais facil criar uma imagem mental de concretização, que ao mesmo tempo ajudou na focalização da meta.

O mesmo aconteceu numa empresa onde tínhamos uma variedade muito grande de produtos e serviços a oferecer. Como não tinha um objectivo para cada contacto, muitas vezes perdia-me em pormenores, apresentava demasiadas soluções ao cliente, este saía sem comprar e o meu trabalho não me satisfazia!

Foi aí que eu disse: “O que é que eu verdadeiramente quero? Qual o meu objectivo quando abordo um cliente?”. A partir do momento em que o defini, os meus contactos foram mais precisos, consistentes e com muito maior taxa de fecho!

Defina agora os objectivos da sua vida e interacções. Ajude os seus colaboradores e colegas a fazer o mesmo. Isto vai aumentar o seu grau de compromisso, ao mesmo tempo que aprofunda o conexão com eles.
As imagens são a mais poderosa forma de comunicarmos com a mente inconsciente, por isso criar uma imagem mental da nossa meta, em termos positivos, é criar uma clara mensagem para o inconsciente.


Ricardo Peixe, Coach & Trainer na Life Training, Precursor do VencerGT.com
Próxima CERTIFICAÇÃO em NEUROVENDAS LIFE Training

Planeamento e Acção: o início!

Depois de dedicarmos o mês de Janeiro aos Altos projectos, vimos agora definir Fevereiro como o mês do Planeamento e Acção!
Vamos então ajudá-lo a planear. Preparado?

Primeiro: Transpôs o seu Alto projecto para objectivo utilizando a metodologia SPIDER*, ou outra que lhe parece adequada?


Então isso que dizer que o seu objectivo é eSpecífico, mensurável (consegue medir se o atingiu ou não), depende essencialmente de si, da sua atitude para fazer acontecer (ou tem previsto contornar situações, caso não seja totalmente accionável por si). Considera-o realista e está balizado no tempo, tendo definida uma data limite para lá chegar.


Um objectivo Spider é Partilhado com o máximo de pessoas, é verdadeiramente Inspirador para si (tem uma componente que de alguma forma o faz sonhar), contempla um compromisso de Dor ou castigo se não o atingir, e de prazer ou recompensa se atingir!
Por outro lado, é facilmente comunicado de forma Emocional, Repetidamente, e refinado ou redesenhado conforme as circunstâncias através de balanços, por exemplo mensais. (veja exemplos de SPIDERS mais abaixo.)

Agora...
Escreva o seu objectivo numa folha de papel (faça download do nosso Formulário_SPIDER!) e coloque-o num local onde possa olhar para ele pelo menos uma vez por dia durante alguns minutos. Esta é a forma de o manter vivo na sua memória, uma forma de foco no que QUER. Pode colar a folha no frigorífico, na casa de banho, no espelho do quarto, onde entender ser melhor.

De seguida, escreva os três primeiros passos que vai dar rumo ao seu objectivo. Se não tem id
eia de como começar, faça a si próprio a questão: "Como é que a primeira pessoa no mundo que concretizou este tipo de objectivo, o fez?". Ou pode ainda simplesmente imaginar que sabe os passos a dar! Já reparou que quando faz uma questão a si próprio, a sua mente dá-lhe sempre uma resposta? Se fizer 5 vezes a mesma questão, vai ter 5 soluções diferentes. Continue, que a ideal vai surgir! [Download do Formulario_3PASSOS]

Depois de definidos os passos, reflicta:
- quem o poderá ajudar a ultrapassar obstáculos ou a colmatar mais facilmente as tarefas inerentes, por ter mais conhecimento na matéria ou em algum ponto específico da tarefa.

- o que precisará de aprender ou que conhecimento deverá ser actualizado para o mesmo efeito.

- quem são os seus modelos? Isto vai ajudá-lo a criar soluções. Que pessoas concretizam ou concretizaram o mesmo tipo de objectivo, ou que pessoas considera que possuem o tipo de energia de exemplo ou atitude que o inspira? Muitas vezes, quando surgem questões que nos fazem sentir menos bem, podemos perguntar-nos "o que faria esta pessoa (modelo) se estivesse nesta situação?"

- acerca do seu peer group, ou grupo de influência. É o grupo de pessoas que o vão questionar acerca do seu percurso, lhe poderão dar ideias, feedback de forma sempre construtiva e/ou incentivo.
[Download Formulário_UP]

Votos de boas concretizações! E se por ventura paralizar, achando que não possui condições para levar para a frente as suas tarefas, pense de de novo... com ajuda deste video :)

Beatriz Costa, Inspirational Communication Manager @LIFE Training

Exemplo de "SPIDERS"

SPIDER LIFE Training 2011
Vamos organizar um LIFE En
ergy no Coliseu do Porto, com 3000 pessoas, angariando uma mega contribuição para a AMI, dia 16 de Abril de 2011. Desta forma vamos agir a favor da atitude e energia positiva, contagiando cada vez mais pessoas! Vamos partilhar este objectivo com todos os que conhecemos. Se não conseguirmos, vamos ter um sentimento demolidor de que não fomos capazes. Conseguindo, vamos tocar 3000 pessoas E ajudar centenas de pessoas atraves do contributo ...este facto por si só enche-nos a alma! Neste momento pensamos e redefinimos os nossos passos diariamente.

Empreendedorismo:
Vou constituir uma empresa de serviços até 30/05/2011, partilhar com o João, a Helena, o Francisco e o Félix. Através da minha empresa, vou ajudar as pessoas a ter tempo para o que realmente importa, tirar o máximo de proveito do seu tempo livre, aumentando a sua qualidade de vida (benefício emocional para o cliente). Senão o conseguir, vou marcar passo, perder mais tempo, manter-me num trabalho que não me preenche. Conseguindo, vou desenvolver-me como empreendedor, ser dono do meu tempo e do meu rumo profissional, um dos meus maiores sonhos! Analiso o meu objectivo de 15 em 15 dias!

Saúde:
Vou emagrecer 7 quilos até ao dia 30/06/2011 e partilhar este objectivo com o máximo de pessoas. Através do meu exemplo, vou poder inspirar outras pessoas a fazer o mesmo, ao mesmo tempo que melhoro o meu estado físico, a minha saúde. Se não o conseguir, comprometo-me a nunca mais comer gelado de limão (o gelado preferido, por exemplo!).:D Conseguindo, vou sentir-me super elegante e mais auto confiante! Monitorizo o estado "do meu objectivo" de 15 em 15 dias.


* Se quiser aprofundar o seu conhecimento sobre a metodologia, pode faze-lo adquirindo o livro SPIDER - como definir objectivos irresistíveis, de Pedro Vieira, Aqui, ou o Audiobook Aqui.

Mensagens de beneficiários LIFE Energy

Deixamos-vos aqui mensagens de representantes das instituições beneficiárias de duas edições do LIFE Energy!

"De facto o contributo dos participante da Life Energy foi fulcral num ano em que a crise se instalou no nosso pais e começou por afectar as instituições como a ACREDITAR.
O valor angariado, permitiu-nos apoiar várias crianças e famílias com graves problemas sociais e económicas, nomeadamente através de apoios na compra de óculos, próteses e suplementos alimentares fundamentais para a continuidade do tratamento e inserção escolar.

São estas iniciativas que nos fazem, de facto dizer, que Vale a Pena Acreditar!
Gratos pelo espírito solidário."
Com os melhores cumprimentos,

Ana Ferreira
NÚCLEO REGIONAL NORTE
Morada: Praça das Violetas, nº25, 4250-497 Porto
Contactos: 22 5480405 (tel/fax)

Carta/testemunho de Mário Augusto, a propósito da 7ª edição do LIFE Energy, onde ele participou como palestrante (representando com a sua esposa Ana Paula a Associação o Sorriso da Rita)


"Meus caros, gostava de vos ter dito mais, mas uma câmara, um palco, uma plateia tão viva e atenta, às vezes pode esmagar-nos pela sensibilidade que demonstra.
Na sexta feira à noite, fiquei espantado pela atenção dedicada e as palavras simpáticas que me foram dirigindo no final do evento.

Fui para lá falar de vida, saí de lá com vidas partilhadas, é essa magia que a comunicação tem e que nos pode fazer diferentes. Queiramos, cada um de nós e podemos ser as estrelas de qualquer coisa, desde que se faça com paixão.

Eu falhei numa mensagem, e essa é uma das razões para esta mensagem que vos envio.
Com a reacção espontânea e breve discurso da Rita, (a minha filha e inspiradora do "Sorriso da Rita") confesso que fiquei sem palavras porque efectivamente, quando lhe perguntei se queria falar, pensei que ela iria dizer apenas um tímido "Obrigado". Ela surpreendeu-nos com aquelas palavras, de discurso coerente e sem hesitação. Estão a ver...fui para lá partilhar vida e saí a receber carinho, simpatia e orgulho por perceber que ela enfrenta plateias de mil pessoas com o mesmo sorriso como se lá estivessem apenas duas. Gostava de poder ter dito mais alguma coisa, precisamente sobre "O Sorriso da Rita" aproveito agora.

Gostava que percebessem, sem equívocos nem dúvidas que o cheque entregue, o vosso contributo, vai seguramente fazer feliz algumas crianças, vai ajudar famílias que não podem ter o que a Rita tem.
Gostava de vos ter dito também que apesar da minha filha ser a madrinha e inspiradora do "Sorriso da Rita", ela nunca será beneficiária directa de qualquer receita ou valor da associação, digo beneficiaria directa, porque efectivamente em acções da associação em que ela participe e sejam colectivas para todas as crianças, naturalmente que está integrada mas nada mais. A associação foi criada por várias mães que felizmente podem dar todo o apoio às suas crianças com paralisia. Quem vai a um centro de paralisia cerebral encontra verdadeiros dramas humanos.

Podem ter a certeza que os quatro mil euros vão ser bem aplicados e vão ajudar quem precisa mesmo. Bem hajam pela vossa participação. Se quiserem saber mais sobre a associação e a utilização dos apoios, peço-lhes que me enviem depois um mail.

Só para finalizar, não se esqueçam de serem felizes, divirtam-se, não desistam de sonhar e mesmo que acordem de repente para uma realidade tempestuosa, nesse caso façam como nos filmes, rebobinem e comecem o sonho de novo. Fazer do filme das nossas vidas uma comedia romântica depende de cada um, se possível deve ser uma longa metragem, daquelas de final feliz.
Obrigado pela vossa atenção."

Mário Augusto

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